Brincando que se aprende

Aqui tem STEM!

Science, Technology, Engineering e Mathematics. Parecem ser as matérias mais difíceis da escola, não é mesmo? Acontece que na verdade, o STEM está presente em tudo e ajuda a desenvolver a capacidade criativa das crianças, podendo ser implementado em casa mesmo, sem nenhuma bugiganga eletrônica.

As crianças são naturalmente curiosas e utilizando sucata e objetos que se encontra pela casa, podem criar engenhocas para resolver mil e um problemas, fictícios ou não. Eles vão aprender a questionar tudo, resolver problemas, explorar, calcular riscos, testar hipóteses e no fim, descobrir novas maneiras de fazer as coisas. 

Kit café da manhã, frutinhas de corte e panelinhas de inox. Na nossa loja virtual

Faça bagunça!
Bagunça é tudo de bom e assim como a organização e limpeza, também faz parte do processo de aprendizagem. 

O que eu faço?
Respeite a curiosidade do seu filho e deixe-o descobrir tudo no seu próprio tempo. Faça muitas perguntas e aceite todas as suas respostas, elas fazem muito sentido para eles.

Brinquedoteca compacta, na nossa loja virtual

Experiências na cozinha.
A cozinha gera muita curiosidade pois, por medidas de segurança, nem sempre as crianças podem explorar tudo por ali. Mantenha os pequenos engajados lendo os passos da receita, medindo ingredientes e observando a movimentação. Deixe-os provar os ingredientes separadamente e pergunte o que eles acham que vai acontecer ao misturá-los.

Gelatina
Peça para descreverem o pó da gelatina antes e depois de adicionar água e depois de esfriar também. Deixe eles olharem dentro da geladeira a cada meia hora para ver se o líquido já solidificou. Depois pergunte o que aconteceria se deixassem a gelatina fora da geladeira, separe um pouco para ver o resultado.

Utensílios
Explore como cada um dos utensílios funciona: abridor de latas, concha de sorvete, fuet, funil… Perceba o reflexo em cada lado da colher, o lado côncavo é diferente do convexo?

Corrida de gelo
Dê um cubo de gelo para cada membro da família e peça para que cada um crie uma maneira de mantê-lo gelado sem usar o freezer ou a geladeira. Vale embrulhá-lo em qualquer material, criar uma caixa para guardá-lo ou mesmo enterrá-lo em um vaso. Discuta por que um cubo demora mais que outro para derreter.

Questione
Faça perguntas sobre tudo o que vocês encontrarem ao longo de suas experiências.

Qual é a sensação que isso te traz? Feche os olhos e me conte.
Com o que isso se parece? Compare a cor, textura, tamanho e peso com objetos que eles já conhecem.
Qual é o sabor disso? Você já sentiu um sabor parecido com esse em outro alimento?
Qual é o cheiro disso? Parece com o cheiro daquela outra coisa que você já sentiu o cheiro?
Qual é o som que isso faz? Parece o barulho de uma coisa que você já ouviu?
O que você acha que aconteceria se nós colocássemos água ou congelássemos ou aquecêssemos isso?
Por que você acha que as sombras se movem? Você percebeu que na hora em que acordamos a sombra da planta estava ali e agora está aqui?
Como é que um robô funciona? Ele pensa sozinho ou é programado por um humano?

Há inúmeras maneiras de explorar a casa, o quintal, o térreo, o banho e até mesmo o lixo reciclável, mas se tudo isso já tiver sido explorado, está na hora de criar situações hipotéticas: o que fazer para cuidar de um filhote de peixe-boi que apareceu na piscina do prédio?

Divirta-se e reconecte-se com o seu lado criativo ao brincar com seus filhos!

Eu sou a Dani, mãe do Nico e a maternidade me transformou. Eu que sempre trabalhei com textos e planejamento para redes sociais me vi com vontade de escrever textos maiores e mostrar mais do que sou feita. Passeio pelos mundos da puericultura, fotografia, arte, design e publicidade. Pronto para passear comigo?

Categorias: Brincando que se aprende

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *