Brincando que se aprende

Atividades para crianças: 10 ideias para divertir os pequenos

Atividades para crianças: 10 ideias para divertir os pequenos

Quem tem filhos ou convive com crianças sabe que a palavra-chave da infância é brincar. Além de ser uma maneira de gastar energia e de passar o tempo, as brincadeiras estimulam o desenvolvimento e tornam o dia a dia muito mais divertido. Mas quais são as melhores atividades para crianças que você pode incentivar?

Para responder a esta pergunta, continue com a gente na leitura do texto e amplie o seu repertório de brincadeiras com sugestões simples, estimulantes e divertidas. Seu pequeno vai te agradecer!

As crianças têm muita energia!

Enquanto o que os adultos mais desejam é passar um dia esparramados no sofá, não podemos dizer o mesmo das crianças. São 24 horas de pura energia, que precisa ser gasta de algum jeito, em casa, na creche ou na escola. E para os pais, preencher esse tempo nem sempre é uma tarefa fácil.

Buscar por atividades prazerosas e desconectadas das telas é uma das melhores formas de tornar a infância um período de aprendizado positivo e divertido. Uma fase que vai ficar para sempre na memória afetiva dos pequenos e que, por isso, tem a capacidade de moldar as suas emoções e reações – inclusive na vida adulta.

Também não podemos esquecer que o desenvolvimento infantil não é algo estático, mas sim um processo que depende de diversos fatores para acontecer de forma saudável. Pensando nisso, devemos nos preparar para oferecer às nossas crianças experiências e atividades que as tornarão adultos mais fortes, seguros e autônomos.

Leia também: Como estimular a autonomia infantil com brincadeiras?

10 ideias de atividades para divertir os pequenos

Tendo isso em mente, quais serão as melhores atividades para crianças que incentivem suas habilidades psicomotoras, emocionais, cognitivas e sociais? Há como não cair na mesmice e sair da rotina sem precisar mover mundos e fundos? A nossa resposta é que sim! Confira abaixo 12 sugestões pra lá de divertidas.

Fazer piquenique no parque ou na praia

Tá precisando quebrar a rotina dos pequenos e não sabe como? Fazer um piquenique é uma das formas mais simples de inovar e surpreender as crianças. Não é preciso muita coisa: basta uma toalha, algumas comidinhas e bebidas gostosas e um lugar ao ar livre que seja seguro e bom de explorar.

Pode ser em algum parque da cidade ou, se for viável, em alguma ida para a praia. E para deixar a atividade ainda mais dinâmica e divertida, que tal incluir os pequenos nos preparativos? Peça ajuda para escolher e preparar o cardápio. Sucos, uma salada de frutas e sanduíches costumam fazer sucesso!

Visitar um museu ou uma biblioteca

Crianças são seres absurdamente criativos e você, com certeza, já reparou nessa capacidade ao observar os pequenos no dia a dia. A sugestão, então, é estimular ainda mais essa criatividade apresentando novas culturas e diferentes pontos de vista através da arte e da literatura.

Visitar um museu, uma galeria, uma biblioteca ou até uma livraria são atividades que costumam animar os pequenos. Vocês vão sair de casa, ver pessoas diferentes, conhecer ambientes rodeados de arte e se divertir. E não esqueça de aproveitar esse momento você também. Um respiro da rotina faz bem para todo mundo!

Ir ao cinema ou assistir em casa

Dia de cinema! Levar a criançada para assistir a uma sessão de cinema é sempre uma aventura. Compre o ingresso com antecedência e não esqueça da pipoca. Mas lembre-se de conferir a faixa etária do filme antes, ok? 

Não tem cinema na sua cidade ou está difícil de encontrar um filme legal passando na telona? Não tem problema, dá para fazer essa mesma atividade em casa! Escolha um filme no seu streaming preferido, prepare algumas guloseimas que seu pequeno gosta e apague as luzes da sala. Shhh, é hora de prestar atenção.

Leia também: O que tem em uma cozinha de brinquedo?

Ir ao parque de diversões

Não tem criança que não goste desse passeio. O parque de diversões é unanimidade entre os pequenos (e entre alguns adultos, por que não?). Para este tipo de atividade, reserve um dia inteiro — afinal, são muitos brinquedos e muitas coisas para ver e fazer.

Para evitar comer apenas os lanches não tão saudáveis vendidos no parque, a dica é levar alguma coisinha de casa, como uma fruta ou um biscoito.

Andar de bicicleta ou pular corda

Precisando que o seu filho gaste energia ao mesmo tempo em que se diverte? Dá para fazer isso indo além das atividades esportivas tradicionais, como natação ou futebol. Andar de bicicleta ou pular corda são ocupações legais para se fazer em família e estreitar os laços afetivos.

Fazer karaokê

Mais uma atividade para deixar a família ainda mais unida: karaokê! Para as crianças mais tímidas e introvertidas, esse é um bom momento para extravasar as emoções e se soltar. 

Convidar alguns amiguinhos da escola para participar também é um jeito legal de conhecer melhor quem convive com seu pequeno e observar como ele interage com pessoas de fora do círculo familiar.

Cozinhar em família

Ótimo programa para os dias em que sair de casa não é uma opção viável, brincar de cozinhar em família pode ser bem legal. Comece perguntando para a criança quais são as suas comidas preferidas e ofereça algumas opções de receitas — de preferência, que não sejam muito complexas nem envolvam preparações longas.

Escolheram o que vão cozinhar? Então é hora de colocar a mão na massa! Mas a ideia é deixar o pequeno participar ativamente, viu? Mexer, amassar e decorar são tarefas seguras. E deixe para se preocupar com a sujeira depois!

Leia também: Brincadeiras para pais e filhos: como divertir as crianças?

Acampar no quintal ou na sala

Para distrair os pequenos, é preciso ser criativo. Está fazendo um lindo dia de sol e a noite promete ser muito estrelada? Dá para acampar no quintal de casa! Está chovendo e colocar o pé para fora não é uma opção? Acampar na sala pode ser mais divertido do que você imagina.

Seja com uma barraca de verdade, seja uma cabaninha feita de lençóis e cadeiras, o pequeno vai achar divertido de qualquer jeito. E ainda dá para aproveitar esses momentos para bater papo e jogar jogos de tabuleiro

Ler historinhas

Nunca é tarde para introduzir seu filho no hábito da leitura. Ler é uma das melhores maneiras de desenvolver a empatia e estimular a imaginação. Passe a convidar o seu pequeno para um “momento da leitura” e aproveitem essa atividade para se conectarem ainda mais.

Caso a criança ainda não consiga ler por conta própria, dá para organizar um cantinho aconchegante na casa e ler para ela. Escolha livros que sejam adequados para a idade — bebês e crianças pequenas gostam de ver as ilustrações, além de ouvir o som da sua voz. Um momento de carinho e aconchego.

Brincar de faz de conta

Criar cenários hipotéticos, imaginar nossas funcionalidades para as coisas do cotidiano, imitar um adulto fazendo as tarefas domésticas, interpretar monstros, sereias, animais, personagens de filmes e livros: a criatividade infantil não tem limites.

E é assim, brincando de faz de conta, que os pequenos desenvolvem diferentes habilidades e descobrem mais sobre si mesmos e sobre aqueles que os rodeiam. Que tal participar você também dessa brincadeira gostosa guiada pela imaginação? 

Junte-se com sua filha ou seu filho e imaginem um universo onde vocês são renomados chefs de cozinha, vendedores do mercadinho da esquina, construtores experientes que consertam qualquer problema. 

E para deixar essas brincadeiras ainda mais completas, dá para contar com os brinquedos de madeira da Ateliê Materno. São diversas opções para deixar a vida do seu pequeno mais lúdica, colorida e analógica.

Duas meninas brincando com o Mini Mercadinho de madeira da Ateliê Materno
Mini Mercadinho da Ateliê Materno

Leia também: Por que os brinquedos de madeira são ideais para crianças?

Qual a melhor atividade para o seu filho?

As sugestões de atividades para crianças que trouxemos aqui são simples de serem realizadas e pressupõem uma característica fundamental à infância, a diversão. Mas você pode e deve escolher aquelas que mais fazem sentido para a sua realidade e do seu filho.

Crianças são pequenos seres humanos e possuem suas individualidades, seus gostos pessoais e as suas preferências, então não deixe de levar isso em consideração na hora de propor as atividades. Além disso, não dá para esquecer de ficar de olho na previsão do tempo e no clima, não é mesmo?

Crescer saudável: a importância das brincadeiras na infância

Por mais que o nosso dia a dia de adulto seja corrido, é fundamental tirarmos um tempinho para planejarmos atividades divertidas para crianças para fazermos com a criançada. 

Além dessa ser uma forma de conexão para a família e os cuidadores, também é uma maneira interessante de observarmos nossos filhos de perto — uma chance para conhecermos melhor seus medos, seus desejos e suas necessidades e contribuirmos para um crescimento saudável, estimulante e amoroso.

Gostou das nossas dicas? Então agora só falta entrar no nosso site e conhecer os brinquedos da Ateliê Materno! São mini cozinhas e mini oficinas, kits de ferramentas e muito mais. Tudo bem colorido e lúdico, para atrair os olhares e instigar a imaginação.

Categorias: Brincando que se aprende