Encorajar a criatividade das crianças através do mundo do imaginário é uma parte muito importante da infância, mas o lado da ciência também traz a chave para o sucesso do desenvolvimento infantil. Ciência, tecnologia, engenharia e matemática formam a sigla STEM (science, technology, engineering and math em inglês) e não são assuntos para crianças mais velhas apenas, os mais novinhos podem se beneficiar e muito dessa linguagem!
Confira algumas dicas de como trabalhar cada um desses pilares:
Ciência
Ao falar nesse assunto, talvez sua mente não vá diretamente para tinta e pintura, mas esse material pode envolver muita experimentação e descobertas. Entender as cores, como elas se formam e interagem entre si quando misturadas é ciência pura e pode ajudar na criação de obras primas futuras.
Usando diferentes cores de tinta, peça para as crianças preencherem uma folha com a quantidade máxima de cores que elas conseguirem criar ao misturar as tintas e acrescentar água.
Tecnologia
Os aparelhos eletrônicos não são de todo mal, além do desenho no tablet e joguinhos de celular, pense neles como ferramentas para o conhecimento. Existem ótimos apps e sites que ensinam coisas incríveis, como programação para os pequenos.
Code Karts, Code Adventures, Lightbot Jr, Tinker e Daisy the Dinosaur são alguns dos apps e sites mais conhecidos.
Engenharia
Kits de ferramentas e blocos de encaixar são ótimas maneiras de criar engenhocas. Crie desafios como montar uma torre mais alta do que eles, um carrinho, inventar um brinquedo totalmente novo ou um fazer porta lápis. Deixe a imaginação fluir e tente não interferir no processo criativo deles. Os pequenos precisam de liberdade criativa para chegarem a projetos únicos sem interferências externas. Ao terminarem, pergunte como chegaram no produto final, que peças usaram, qual foi a parte mais difícil e etc.
Matemática
Muito além dos números, a matemática engloba também as formas geométricas. Vale montar formas com um tangram, criar mandalas utilizando palitos de sorvete, e até números feitos com peças de Lego. Uma boa ideia é criar metade de uma mandala e pedir que eles façam o outro lado de maneira simétrica.
Agora você tem uma lista de atividades legais para brincarem e juntos desenvolverem a criatividade e motricidade!
Eu sou a Dani, mãe do Nico e a maternidade me transformou. Eu que sempre trabalhei com textos e planejamento para redes sociais me vi com vontade de escrever textos maiores e mostrar mais do que sou feita. Passeio pelos mundos da puericultura, fotografia, arte, design e publicidade. Pronto para passear comigo?
Categorias: Brincando que se aprende