Brincando que se aprende

Por que os brinquedos de madeira são ideais para crianças?

Por que os brinquedos de madeira são ideais para crianças?

O brincar faz parte da vida de toda criança e seus benefícios vão muito além do passatempo e do gasto de energia. Mas será que todo brinquedo é igual? Numa época marcada pela tecnologia, escolher brinquedos que estimulem habilidades cognitivas e motoras faz toda a diferença. E assim são os brinquedos de madeira!

Vamos descobrir por que os brinquedos de madeira são a aposta ideal para colaborar com um desenvolvimento infantil divertido, estimulante e mais sustentável? Vem com a gente e conheça os principais benefícios desse tipo de brinquedo para as crianças!

Por que as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento infantil?

Quando estudamos um pouco sobre psicopedagogia e suas variantes entendemos a importância da infância no desenvolvimento humano. Nos primeiros anos de vida, a criança explora o mundo ao seu redor com o seu corpo e com todos os utensílios que acabam nas suas mãos. Tudo vira brincadeira e toda brincadeira importa!

É brincando que os bebês aprendem sobre noções bem sutis e subjetivas, como causa e efeito e espacialidade. É brincando que crianças menores adquirem consciência sobre seu próprio corpo e as suas potencialidades. E também é através das brincadeiras que habilidades fundamentais são adquiridas.

Aprender a cooperar, a conviver, a expressar seus sentimentos do melhor modo e a desenvolver a empatia também passam pelas experiências do brincar. Essas competências sociais ajudam os pequenos a lidar com diferentes contextos, com diferentes pessoas e com diferentes problemas.

Do mesmo modo, a criança desenvolve sua motricidade fina e sua expressão corporal ao manusear brinquedos de diferentes texturas, tamanhos e formatos. E nem precisamos falar da relação entre as capacidades cognitivas – como a memória, a linguagem, a atenção e a criatividade – e as brincadeiras, não é mesmo?

Leia também: Como o brincar ajuda as crianças a se tornarem resilientes?

Benefícios dos brinquedos de madeira para os pequenos

Todo e qualquer brinquedo é bem vindo quando queremos favorecer um ambiente propício para o bom desenvolvimento das crianças, mas os brinquedos de madeira possuem um lugar especial no coração de mães e pais, professoras e pediatras. E você sabe por que isso acontece? 

Abaixo listamos os principais benefícios dos brinquedos de madeira no universo infantil. Vem com a gente!

Mais segurança

Uma das maiores preocupações das mães e dos cuidadores diz respeito à segurança do bebê e da criança. Protegemos quinas, guardamos objetos pontiagudos, escondemos tomadas e fios. Mas e os brinquedos? Como garantir que eles são realmente seguros?

Não é mistério que na primeira infância as crianças colocam tudo na boca. Enquanto vários dos brinquedos eletrônicos usam pilhas, aqueles de plástico muitas vezes possuem partes facilmente quebráveis. Qualquer um desses itens, se ingeridos, podem causar contaminação ou asfixia.

Há ainda outro perigo a ser levado em consideração: segundo um artigo recente, brinquedos feitos de plástico podem conter diversas substâncias que, quando encontradas acima do limite permitido pelo Inmetro, podem ser danosas à saúde. Entre elas, foram identificados elementos como chumbo, mercúrio, alumínio, cobre e cádmio. 

Além desses elementos, também identificou-se uma quantidade significativa de ftalatos, substâncias associadas a atrasos de desenvolvimento e problemas no sistema reprodutivo.

Já com os brinquedos de madeira, temos mais segurança na hora da diversão. Eles são feitos de um material que não se parte em pedaços e nem está potencialmente contaminado, o brincar fica mais leve e tranquilo.

Estímulo ao desenvolvimento sensorial e cognitivo

Certamente você já se deparou com o seu pequeno brincando com objetos comuns do cotidiano, como uma caixa de papelão ou uma colher de pau. Isso acontece porque as crianças ainda não possuem o seu olhar voltado para a função específica de cada coisa. 

Assim, uma caixa de papelão não serve apenas para transportar algum item com segurança, mas também pode se transformar num navio que precisa navegar por um temporal ou numa montanha que precisa ser escalada. Quem dita a brincadeira é a imaginação. E essa habilidade, para funcionar cada vez melhor, precisa ser exercitada!

Diferente das telas com imagens rápidas, excesso de luzes e de sons e atividades predeterminadas e passivas, os brinquedos de madeira capturam a atenção por causa da sua simplicidade, que suscita o uso da imaginação e da criatividade

Sem instruções rígidas de uso e narrativas prontas, os brinquedos de madeira fomentam a invenção de histórias e a criação de aventuras próprias, que andam juntas com a realidade de cada criança. Blocos, círculos, fórmulas geométricas, móveis e comidas de brinquedo: todos são aliados no desenvolvimento da cognição!

Além disso, por ser naturalmente texturizada, a madeira é um ótimo elemento para explorar o tato e os sentidos. Bebês e crianças pequenas conhecem o mundo através dos toques do corpo: colocar na boca, apertar, experienciar diferentes texturas e formas. 

É assim, também, que desenvolvem a coordenação motora fina: agarrando, soltando, pinçando com os dedos. Os brinquedos de madeira, por serem mais pesados, propiciam um maior controle dos movimentos e ajudam os pequenos a ficarem experts nos pequenos gestos!

Leia também: Conheça os 6 estágios da criança e do brincar.

Estímulo à interação interpessoal

Brinquedos com efeitos sonoros ou que possuem telas são ótimos para entreter, mas infelizmente fazem isso colocando a criança numa posição passiva e solitária. Afinal, basta a criança interagir ela mesma com o brinquedo para a brincadeira acontecer. 

De maneira totalmente oposta, os brinquedos de madeira estimulam a interação interpessoal, já que é compartilhando e brincando junto com outras pessoas que a brincadeira – de fato – acontece. Pode ser com a mãe, com os irmãos, com os colegas da escolinha: o importante é interagir.

Quando as crianças se relacionam com outras pessoas, outras habilidades (além da social) acabam sendo incentivadas: a construção da linguagem junto do desenvolvimento da fala são bons exemplos disso. É assim que passatempos aparentemente simples, como os brinquedos de madeira, fazem toda a diferença.

Já pensou em inventar um dia na cozinha com o seu pequeno? Com a Mini Cozinha Infantil de Madeira do Ateliê Materno vocês podem entrar no incrível mundo da culinária. Com uma pia e um fogão cooktop, dá para brincar de preparar deliciosos pratos para a família toda!

Valor educativo 

Um dos pontos altos dos brinquedos de madeira é a sua versatilidade, o que permite diversas atividades com valor educativo. Um simples bloco de madeira, por exemplo, pode se transformar em um gostoso cupcake preparado pelo pequeno cozinheiro.

Além das já tradicionais peças com formato geométrico, é possível encontrar representações de frutas, itens da casa ou ferramentas. Com esses objetos em mãos, a criança aprende a simular atividades do cotidiano: ir à feira, cozinhar um alimento, consertar uma avaria. Lembre-se: a imaginação infantil é terreno fértil!

No Ateliê Materno você encontra diversos brinquedos que promovem o aprendizado: dá para preparar uma deliciosa torrada com o Kit Torradeira, fazer um penteado pra lá de moderno com o Kit Profissões Cabeleireiro ou ainda parafusar aquela cadeira meio bamba com a ajuda da Caixa de Ferramentas.

Durabilidade e resistência

Bebês e crianças ainda não possuem uma coordenação motora muito boa, então tombos e pequenos acidentes são normais. Inclusive com os brinquedos! Objetos muito delicados (como eletrônicos) e produzidos com materiais de pouca resistência (como aqueles de plástico) acabam durando menos do que gostaríamos nas mãos dos pequenos.

Com os brinquedos de madeira, essa preocupação diminui consideravelmente. Afinal, a madeira é um material que aceita bem impactos, quedas e eventuais momentos de emoção mais aflorada. Não é à toa que muitos deles passam de geração em geração!

Além da durabilidade, os brinquedos de madeira também são fáceis de limpar. Basta um pano úmido para ficarem como novos, prontos para embarcarem em outras aventuras. 

E se você pensa em ter mais de um filho ou em fazer o brinquedo girar entre outras famílias e amigos, o investimento mais do que compensa. São objetos para uma vida toda.

Leia também: Como ter uma brinquedoteca em apartamento

Desenvolvimento da coordenação óculo-manual

Você já ouviu falar em coordenação óculo-manual? Pois saiba que ela é fundamental para que a criança se torne um ser humano cada vez mais funcional. É ela quem permite a utilização simultânea das mãos e dos olhos.

Das atividades mais cotidianas (como abrir e fechar uma gaveta) às mais complexas (como praticar um esporte ou escrever) é a coordenação mão-olho quem se encarrega. 

Ao manusear brinquedos de madeira como blocos de empilhar ou peças de encaixar, a criança se vê obrigada a prestar atenção na localização e na distância. E assim ela vai desenvolvendo essa coordenação tão essencial. Interessante, não?

Sustentabilidade e consciência ambiental

Além dos brinquedos de madeira não saírem de moda, há outro fator que conta bastante para as mães e pais que decidem adquiri-los: preocupação com o planeta

Não é novidade que brinquedos de plástico, além de durarem menos, causam um grande impacto ambiental. Já os feitos de madeira são ecológicos justamente porque ela é um material durável, biodegradável e renovável.

Assim, não apenas você garante um brinquedo duradouro e sustentável, como consegue transmitir para seu filho – desde bem pequeno – a importância de pensar no planeta e no meio ambiente. Quer um exemplo maior para o seu futuro adulto preferido?

Se a sua preocupação é com a possível exploração dos ecossistemas naturais através do uso da madeira, fique tranquilo: a maioria das empresas que produz brinquedos desse tipo utiliza madeira de reflorestamento, certificada e coletada de forma sustentável!

Incentivo à solução de problemas

Brinquedos de madeira são frequentemente associados a métodos pedagógicos de aprendizagem. Isso acontece porque eles são bons aliados na solução de problemas! 

Com blocos de madeira, por exemplo, a criança pode aprender a somar e a subtrair, desenvolvendo seu raciocínio matemático enquanto se diverte. Os mesmos blocos podem servir para construir torres, pontes e figuras, um jeito interessante de trabalhar as noções espaciais.

Leia também: Quando o livro é um colo, um afeto!

Como escolher um brinquedo de madeira?

Agora que nós já vimos quais são os principais benefícios dos brinquedos de madeira para as crianças (e não são poucos!), a dúvida que pode surgir é: mas como eu escolho o brinquedo ideal para o meu filho? Será que qualquer brinquedo de madeira serve? 

Ao escolher qualquer brinquedo para o seu pequeno, a primeira preocupação que deve surgir em sua mente é no quesito da segurança. Seguir as recomendações do fabricante e garantir que o brinquedo possui certificação de qualidade são os primeiros passos para garantir uma diversão sem dores de cabeça.

Na hora de comprar um brinquedo de madeira, não esqueça de olhar com cuidado para os acabamentos e os materiais extras utilizados, como as tintas. Certifique-se de que os materiais são atóxicos e não há nenhuma chance de contaminação ou alergias.

Apesar de ser fundamental levar em conta a idade indicada pelos fabricantes, utilize o bom senso: quais são os principais interesses do pequeno e quais são as habilidades que ele gosta e precisa desenvolver? Olhar para o seu filho e considerar as suas próprias necessidades sempre é a melhor resposta.

Brinquedos pedagógicos e simples são a aposta mais certa: eles valorizam a autonomia e a imaginação das crianças e contribuem para o desenvolvimento da criatividade. Dê preferência para aqueles que incentivam as habilidades cognitivas e motoras e estimulam a concentração.

Brincar é a melhor forma de aprender

Ficou alguma dúvida de que os brinquedos de madeira são a melhor escolha para incentivar atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento das crianças? Esperamos que não! Duráveis, divertidos, sustentáveis e educativos, eles ainda são bonitos e funcionam como objetos de decoração.

No Ateliê Materno você encontra diversas opções de brinquedos de madeira para fazer a festa com a criançada. Com brinquedos de produção própria que você só encontra aqui, nossos produtos priorizam a qualidade dos materiais e a excelência no acabamento.

Com cores lúdicas e temáticas convidativas, cada brinquedo é pensado e criado com afeto para tornar o brincar um ato de aprendizagem. Conheça mais do Ateliê Materno entrando em nosso site e se encantando com cada pecinha e cada detalhe. Para brincar, aprender e criar momentos inesquecíveis.

Categorias: Brincando que se aprende