Brincando que se aprende

Como estimular o desenvolvimento psicomotor do seu filho?

Como estimular o desenvolvimento psicomotor do seu filho?

A infância é um período crucial na vida dos seres humanos. É nesses anos de intensa aprendizagem que desenvolvemos nossas principais habilidades, não apenas cognitivas e sociais, mas também motoras. E é aqui que faz toda a diferença compreendermos melhor sobre o desenvolvimento psicomotor infantil.

Você já ouviu falar sobre a relevância do desenvolvimento dos aspectos psicomotores das crianças? Venha com a gente e conheça as quatro fases do desenvolvimento psicomotor e a importância do brincar como a melhor maneira de estimular o seu pequeno adequadamente!

O que é o desenvolvimento psicomotor?

Falar em desenvolvimento psicomotor é pensar não apenas no desenvolvimento físico da criança, mas também em um avanço que depende de diversas áreas para acontecer.

Isso porque segundo a psicomotricidade, ciência que estuda o desenvolvimento motor infantil, é preciso sempre considerar aspectos emocionais, cognitivos e ambientais em conjunto como peças fundamentais para o processo evolutivo da motricidade. Para ilustrar, vamos pensar em um exemplo?

Quando o seu filho corre atrás de uma bola, grita de alegria e te chama para brincar junto não é apenas a função motora que está envolvida. Sim, correr atrás de uma bola envolve saber coordenar e movimentar adequadamente o corpo, mas esse é só um pedaço da história!

Segundo a psicologia, todas as áreas do desenvolvimento estão conectadas. Para você aprender a correr atrás de uma bola e fazer isso bem, estímulos diversos estão envolvidos no processo, como desejar a bola, sentir alegria, buscar compartilhar aquele momento com outras pessoas.

Ou seja, o desenvolvimento psicomotor é complexo e engloba tanto habilidades motoras quanto habilidades psicológicas, intelectuais e afetivas. Enquanto a criança explora o mundo e as relações das quais ela faz parte, ela também vai conhecendo seu próprio corpo e dominando as habilidades que pode fazer com ele.

Atualmente, podemos classificar as principais áreas psicomotoras em cinco, sendo que todas elas estão interligadas e vão se desenvolvendo adequadamente em conjunto. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas?

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Coordenação motora global

A coordenação motora global é aquela que existe entre os grandes grupos musculares e tem relação direta com a consciência corporal e com a realização de movimentos amplos (como levantar os dois braços ao mesmo tempo ou abaixar para pegar uma bola).

É só com o tempo que os pequenos são capazes de movimentar os membros separadamente (como, por exemplo, ter um controle individual de cada dedinho das mãos). Antes disso, é mais fácil para as crianças fazerem movimentos simétricos e simultâneos, que dependem da coordenação motora global.

Coordenação motora fina

Sabe o famoso movimento de pinça que os pequenos começam a realizar quando são introduzidos na alimentação sólida ou quando passam a brincar com brinquedos menores? Pois é, aí está uma das habilidades da coordenação motora fina!

A coordenação motora fina diz respeito à movimentação precisa de pequenos grupos musculares, como as mãos, os olhos e a face. Segurar um lápis ou fazer uma careta parecem atividades muito simples, mas não são! Seu filho precisa aproveitar os melhores estímulos para realizar essas tarefas com maestria.

Lateralidade

Com a lateralidade, a criança passa a reconhecer que o seu corpo possui dois lados e que um desses lados, em algum momento, vai mostrar uma prevalência motora – é aí que começa a diferenciação entre esquerda e direita!

Essa prevalência, entretanto, não se manifesta exclusivamente pelas atividades motoras, mas também por sensações visuais e táteis.

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Organização espacial-temporal

Assim que nascemos, ainda não compreendemos que temos um corpo e que esse corpo ocupa um lugar no mundo. Com o desenvolvimento psicomotor, passamos a ter consciência de que nosso corpo está inserido em um ambiente e que o tempo também passa quando realizamos qualquer tipo de atividade com esse corpo.

Essa organização espacial-temporal, portanto, indica o amadurecimento da noção de tempo e espaço a partir das ações que realizamos.

Esquema corporal

O esquema corporal é a área psicomotora responsável pelo reconhecimento que a criança possui do próprio corpo. Esse reconhecimento se dá através da conscientização do corpo, das funções que cada parte do corpo executa e da relação entre esse corpo e as suas partes.

Uma criança com um bom desenvolvimento do esquema corporal é capaz de executar movimentos coordenados e ações motoras com agilidade e destreza. Mais uma vez fica claro a relação íntima entre o corpo do pequeno e os objetos que o cercam no mundo.

Fases do desenvolvimento psicomotor

O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo de amadurecimento do sistema nervoso e neurológico, e não acontece de maneira linear. Porém, algumas fases dessa evolução podem ser reconhecidas. A divisão mais comum desses estágios foi oferecida pelo biólogo, psicólogo e filósofo suíço Jean Piaget. 

Para Piaget, a primeira fase, chamada sensório-motora, acontece do nascimento até os dois anos de idade – quando a criança passa a dominar a linguagem. Nesse estágio, o pequeno reconhece o mundo que o cerca através da percepção e de movimentos básicos, como a sucção e a visão.

No segundo estágio, conhecido como pré-operacional, a criança passa a reconhecer a linguagem como uma forma efetiva de comunicação através de símbolos e representações. Essa fase vai dos dois aos seis ou sete anos de idade.

No estágio operatório-concreto – que se inicia entre os seis ou sete anos e termina próximo aos doze – a criança passa a lidar melhor com conceitos e raciocínios lógicos, e aprende a solucionar problemas concretos. Justamente por isso, esse é o período em que aprende-se a cooperar, a trabalhar em grupo e a aceitar diferentes pontos de vista.

No último estágio, lógico-formal, a criança já está entrando na pré-adolescência e vai ampliando as capacidades que foram conquistadas nas fases anteriores. O raciocínio lógico, antes aplicado a questões concretas, passa a figurar também em questões hipotéticas. 

É nessa última fase que os valores morais vigentes passam a ser criticados com mais intensidade e as crianças começam a criar um self muito mais autônomo e independente. Algo importante a se notar é que, segundo Piaget, não é possível pular ou mesmo retroceder em qualquer fase do desenvolvimento psicomotor.

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Importância dos estímulos adequados

Nesse momento você pode estar se perguntando se há alguma forma efetiva de estimular o desenvolvimento psicomotor ou se ele acontece de maneira completamente orgânica, natural e independente para todas as crianças. 

A resposta resumida é que é possível, sim, estimular os pequenos. Mas isso precisa ser feito da maneira adequada para cada fase do desenvolvimento psicomotor. Segundo alguns estudiosos do assunto, apesar desse desenvolvimento ser comum a todas as crianças, o meio influencia fortemente nesse processo.

Mas o que exatamente isso quer dizer? É consenso entre os teóricos que todas as crianças vão passar por esses diferentes estágios de desenvolvimento, porém o modo como elas vão interagir com o mundo faz toda a diferença na aquisição de habilidades motoras e cognitivas.

Um bom desenvolvimento psicomotor – instigado pelos estímulos adequados – ajuda os pequenos a melhorar o desempenho escolar, a construir uma boa autoestima, a assegurar um domínio corporal confortável e, claro, a conviver melhor em sociedade.

Estratégias para estimular o desenvolvimento psicomotor

Se os estímulos fazem a diferença, é interessante compreendermos como essa estimulação pode ser realizada pelos pais, pelos educadores e também pelos profissionais de saúde, não é mesmo?

Atividades práticas (e muitas vezes super simples de serem realizadas) são a melhor aposta no estímulo do desenvolvimento psicomotor! Desenhar, empilhar blocos, encaixar diferentes formas e até brincar de pegar ou de se esconder são boas maneiras de estimular as habilidades dos pequenos.

Além disso, incentivar a exploração e a experimentação ajuda as crianças a compreenderem melhor como se relacionar com o mundo a sua volta e a desenvolverem confiança em si mesmas. Uma criança confortável com o mundo que a rodeia e com o seu próprio corpo pertencendo a esse mundo, é uma criança mais feliz!

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O papel dos brinquedos no desenvolvimento psicomotor

Que brincar é uma das melhores formas de aprender, não temos dúvida. Mas você sabia que os brinquedos também são grandes aliados no desenvolvimento psicomotor dos pequenos? Com os brinquedos certos, diferentes (e importantes!) habilidades e capacidades são estimuladas. 

Para os bebês que chegaram ao mundo faz pouco tempo, os móbiles e os tapetes de atividades ajudam a fortalecer o pescoço e os membros superiores. Os blocos de construção ou de empilhar, por sua vez, incentivam a coordenação motora fina das crianças pequenas.

Livros de colorir e desenhar, pega varetas e quebra-cabeças são boas opções para crianças um pouco maiores. Esses brinquedos treinam a atenção, melhoram o movimento de pinça, exercitam o raciocínio lógico e aguçam a criatividade. E sabe a bicicleta e o patins? Eles treinam o equilíbrio, o senso de percepção e a noção de espaço!

Já os tradicionais brinquedos de madeira, além de duráveis e funcionais, ajudam a exercitar a imaginação, função fundamental para que os pequenos aprendam a explorar seus papéis no mundo.

O brincar de faz de conta – seja com uma cozinha de brinquedo seja com um kit de primeiros socorros – desperta o desejo das crianças de participarem das atividades rotineiras ao mesmo tempo que incentiva habilidades motoras e psicológicas. Quer coisa mais gostosa que se desenvolver brincando?

Criança brincando com uma cozinha de brinquedo de madeira.
Cozinha Compacta de Madeira do Ateliê Materno

O brincar além da diversão

O desenvolvimento psicomotor acontece com todas as crianças, porém é inegável que bons incentivos na hora desse longo processo fazem diferença. Para que os pequenos ampliem suas habilidades de locomoção, cognição e afeto é preciso que os pais e os cuidadores ofereçam um olhar atento e gentil.

Esse olhar atencioso precisa levar em consideração as particularidades de cada criança. Quais são suas preferências, suas facilidades, seus medos? Quais as dificuldades que precisam ser enfrentadas para que ela se desenvolva plenamente? Oferecer atividades e brinquedos que estimulem esse desenvolvimento é essencial.

O Ateliê Materno e seus brinquedos de madeira apostam no faz de conta e na interação entre criança e objeto como um modo especial de se conectar com o mundo e de potencializar as habilidades do desenvolvimento psicomotor. Você já conhece os nossos produtos?

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