Mundo infantil

Dia das Crianças: como tornar essa data mais divertida?

Dia das Crianças: como tornar essa data mais divertida?

O mês de outubro chegou e, com ele, o aguardado Dia das Crianças! Para quem tem filhos essa data representa muito mais do que um feriado para relaxar. É dia de celebrar a vida dos pequenos e suas conquistas diárias, fazendo com que eles se sintam ainda mais amados e acolhidos.

E que tal tornar essa data ainda mais divertida? Vem com a gente para descobrir um pouco sobre a história por trás do Dia das Crianças e conhecer ideias criativas para tornar essa celebração um momento memorável!

A história por trás do Dia das Crianças

Muita gente acha que o Dia das Crianças é uma data puramente comercial, criada com o intuito de vender produtos e capitalizar. Mas não é bem assim! As datas comemorativas servem sobretudo para chamar a atenção para pautas sociais e para a obtenção (e garantia) de direitos básicos.

Com o Dia das Crianças não é diferente. No Brasil, essa data é comemorada no dia 12 de outubro desde 1924, quando a proposta de lei que propôs sua instauração foi aprovada. Com ela, se deseja relembrar as questões sociais que envolvem a infância, como o direito à educação básica gratuita, à alimentação e à moradia.

Para a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Dia das Crianças é comemorado em 20 de novembro, já que nesta data, no ano de 1959, foi aprovada a Declaração dos Direitos das Crianças. Países como o Canadá e a França consideram essa data como oficial.

Leia também: 10 brinquedos antigos para relembrar sua infância

A magia do Dia das Crianças

Apesar de ser uma data para lutar pelos direitos dos pequenos, o Dia das Crianças também é de muita comemoração. No Brasil, temos a tradição de trocar presentes e celebrar com festas e atividades divertidas. Por ser comemorado no dia de Nossa Senhora Aparecida – a padroeira do país –, também é um feriado.

E é claro que as crianças esperam com alegria por esse dia! Para além dos presentes recebidos, a data costuma significar um dia para se passar em família. Almoçar com os avós, brincar com os tios e primos e, claro, ganhar muito carinho da mãe e do pai. Quer uma oportunidade melhor para fortalecer os laços familiares?

Ideias divertidas para celebrar o Dia das Crianças

Antes de pensar nos presentes, que tal planejar algumas atividades para lá de divertidas para vocês passarem o dia juntinhos? Tem opção para todos os gostos e ânimos, para fazer assim que vocês acordam ou durante o dia, para fazer em casa ou na praça. Ansioso? Então vamos lá!

Café da manhã colorido

Se vocês nunca cozinharam juntos, essa é uma ótima oportunidade para estrearem na cozinha como uma equipe! Se vocês já estão acostumados a criar delícias em família, é o momento de estreitar ainda mais esses laços e, quem sabe, aprender alguma receita nova!

Nessa atividade, a ideia é se divertir com um café da manhã cheio de comidas bem coloridas e que, claro, combinem com a refeição em questão. As frutas da estação são uma boa pedida! Dá para escolher uma receita para vocês fazerem juntos e, o restante, já deixar pré-pronto na noite anterior para dar aquela agilizada.

Crianças costumam gostar muito de participar da preparação das refeições, desde bem pequenas. Nessa hora, a dica é não se estressar com a possível sujeira e deixar a limpeza da bagunça para depois. Foque em envolver o pequeno na atividade, incentivar sua autonomia e passar um bom tempo juntos.

Leia também: Como montar uma brinquedoteca para seu filho?

Atividades ao ar livre

Uma coisa costuma ser unânime entre as crianças: o desejo por um bom passeio. Dos bebês às crianças maiores, sair de casa deixa todo mundo animado. Afinal, o mundo ainda é visto como uma grande aventura, com objetos e lugares novos para serem explorados em cada cantinho desconhecido.

E por que não aproveitar o Dia das Crianças e essa vontade de passear para realizar alguma atividade ao ar livre? As opções são muitas e vai depender do clima do dia e do lugar que vocês moram. Dá para simplesmente caminhar por uma praça ou parque ou até pensar em diversões mais elaboradas.

Se fizer sol, o tradicional piquenique costuma fazer muito sucesso entre os pequerruchos. Dá para escolher algumas opções de comidinhas gostosas e fáceis de transportar, uma toalha divertida e caminhar até a praça mais próxima. Na verdade, até o quintal de casa serve!

Quer algo que gaste mais energia? Um passeio de bicicleta pode deixar todos os envolvidos felizes. Pense em circuitos para o pequeno andar e vá junto, incentivando e acompanhando. Ih, parece que vai chover? Sem desespero. Incorpore a água na brincadeira e aproveite o momento para lavar a alma com a sua criança. Pode ter certeza que ela vai amar.

Faça você mesmo

As crianças são extremamente imagéticas e criativas. Enquanto nós, adultos, já estamos moldados pelas nossas preconcepções de “pode” e “não pode”, os pequenos estão abertos ao novo, ao diferente, ao não usual. Vamos aproveitar isso para uma atividade divertida de “faça você mesmo” em família?

Para quem gosta de trabalhos artísticos, dá para propor uma tarde de pintura e desenho. Quer criar algo do zero, que poderá ser utilizado depois em outras brincadeiras ou mesmo para decorar o quarto da criança? Fantasias com papelão ou bichinhos com rolo de papel higiênico e outros recicláveis são sucesso.

Não esqueça: o objetivo é colocar a criatividade em jogo! Deixe a criança explorar sem medo e incentive aquelas ideias que, à primeira vista, parecem malucas. Uma pintura de um gato com três olhos? Uma pizza de papelão que além de tudo é falante? O mundo infantil é mágico, participe dele!

Leia também: Quais são os melhores brinquedos educativos?

Cinema em casa

Se a sua criança já tem contato com telas, sugerir uma sessão de cinema em casa pode deixar todo mundo animado. Dá para rever aquele filme de cabeceira do pequeno ou investir em alguma coisa nova — neste caso, assista antes ou leia a sinopse para garantir que é adequado e trabalha aqueles temas que você considera importantes.

Para deixar a sala de casa com cara de cinema, capriche na decoração do ambiente e nas comidinhas. Talvez luz baixa, pipoca salgada e doce, frutas secas como opção de docinho? Para beber, água com gás saborizada com frutas e suquinho? Opções saudáveis, diferentes e deliciosas, que vão dar um clima mais descontraído.

Acabou o filme? A diversão continua. Fazer uma roda de comentários para que cada um diga o seu personagem preferido ou o que não gostou do filme é uma boa sugestão para incentivar o diálogo em família. Se a ideia é rir sem parar, dá para brincar de encenar as cenas mais engraçadas. Legal, né?

Karaokê

Preparem-se! O público suspira de nervoso, as luzes tremelicam e as cortinas se abrem: tem um artista no palco. E ele segura um microfone! É hora do show. Já pensou em fazer uma tarde de karaokê?

Crianças adoram se apresentar, seja dançando, encenando ou cantando. Até as mais tímidas, quando confortáveis e incentivadas, acabam se soltando e aproveitando a brincadeira. Não precisa de muito: basta uma seleção das canções mais adoradas pelos pequenos e microfones de mentirinha.

Preparar algumas guloseimas para o “intervalo” dos shows de acordo com o gosto de cada criança também é uma boa forma de deixar a atividade mais lúdica, trazendo o faz de conta para a convivência em família. Ao final de cada apresentação, uma salva de palmas. E que o show continue!

Leia também: O que tem em uma cozinha de brinquedo?

É hora do presente!

No Dia das Crianças, os pequenos esperam por um presente. E que tal ressignificar esse momento?

Brinquedos caros e eletrônicos podem ser deixados de lado e, no seu lugar, podem entrar presentes lúdicos, simples e estimulantes. Brinquedos educativos e de madeira, que incentivam a autonomia, o desenvolvimento psicomotor e a imaginação, são perfeitos para essa data.

Blocos de montar, peças que imitam objetos do dia a dia (como frutas, legumes, ferramentas e conjunto de panelinhas) e cozinhas de brinquedo são algumas das muitas opções de brinquedos duráveis e que incentivam as habilidades que ainda estamos desenvolvendo enquanto somos pequenos.

Brinquedos de madeira da Ateliê Materno.
Brinquedos da Ateliê Materno

Além disso, você pode fazer da entrega do presente uma oportunidade para se conectar ainda mais com seu filhote através de alguma dinâmica divertida, como caça ao presente ou adivinhação. Dê algumas pistas de onde o presente está ou qual o seu significado e deixe a criança ir explorando as opções!

Acerte no presente com a Ateliê Materno

Você já conhece os brinquedos da Ateliê Materno? Se não, esta é a hora para dar uma olhadinha nos produtos que projetamos e fabricamos com tanto carinho. Para a gente, não tem nada mais importante que unir diversão com aprendizado e acreditamos que isso precisa ser feito com respeito, amor e cuidado.

Conheça os brinquedos da Ateliê Materno:

Aproveite o Dia das Crianças para mostrar ao seu pequeno o quanto os momentos junto dele são especiais e o quanto você gosta dele por ser quem ele é: uma criança. Brinquem, se divirtam, comemorem. 

E na hora de presentear, conte com a Ateliê Materno!

Categorias: Mundo infantil