O fim do ano se aproxima e com ele cresce a expectativa para a chegada delas, as férias escolares. Se o seu pequeno já vai na creche ou escola, ele certamente espera por esse momento de descanso. E que tal aproveitar esse tempo em casa para incentivar ainda mais o desenvolvimento das crianças e estreitar os laços afetivos?
Venha com a gente e descubra como planejar as férias escolares para que elas sejam um período de brincadeiras, aprendizados e muita festa em família. Confira sete dicas de atividades variadas e divertidas que vão tornar as férias do seu pequeno inesquecíveis!
A importância das férias escolares
Para a maioria das crianças, as férias escolares são sinônimo de lazer. É hora de dormir um pouco mais, visitar os amigos e familiares e, claro, sair da rotina. Já para as mães e os pais, entretanto, esse pode ser um momento desafiador. Afinal, haja energia para acompanhar o pique dessa turminha que não para.
Nessa hora, o melhor é focar naquilo que importa: o bem-estar da criança. E os benefícios das férias escolares não são poucos!
Esse é um momento para os pequenos descansarem da rotina escolar, que muitas vezes é intensa e cheia de desafios diários. Se você, adulto, precisa de férias de vez em quando para repor as energias, o mesmo acontece com as crianças.
Estudar sem parar pode ser desgastante e acabar resultando em crianças mais irritadas e estressadas. Com as férias escolares vem o respiro necessário para recarregar as baterias e voltar às aulas com mais disposição — física, emocional e cognitiva.
Além disso, essa é uma ótima oportunidade para as crianças estreitarem os laços de afeto com a família e socializarem em ambientes que não costumam ser visitados com frequência. Sabe aquela pracinha perto de casa? Ou a área comum do condomínio? Que tal usar para brincar e fazer novos amigos?
Leia também: Como estimular a autonomia infantil com brincadeiras?
Como planejar as férias escolares dos pequenos? Confira 7 dicas
As atividades que vão preencher o tempo livre das férias escolares precisam aliar diversão e aprendizado, além de levarem em conta os interesses pessoais de cada criança. Quais são os afazeres que despertam a curiosidade e fazem os olhinhos do seu pequeno brilhar?
Venha com a gente e confira sete dicas de opções para deixar as férias mais interessantes e prazerosas — para as crianças, para você e para toda a família.
Brincadeiras divertidas
Pensar na infância é pensar em sorrisos, energia lá em cima e muita, muita descontração. As crianças naturalmente querem se divertir e não há forma mais gostosa de fazer isso do que brincando.
É por isso que nós, adultos, precisamos encarar o dia a dia dos pequenos como uma grande diversão, mesmo que isso inclua fazer as atividades rotineiras que não podem ser deixadas de lado. É preciso investir, portanto, no poder da imaginação. Que tal transformar aquela tarefa obrigatória em algo divertido?
Durante as férias escolares, entre junto com seu filho no delicioso mundo do faz de conta. Incentive o seu pequeno a inventar novas histórias, incorporar outras personalidades e criar um universo onde tudo é possível. Que tal ser dona do mercadinho do bairro ou vender picolé na beira da praia?
E para deixar essas atividades ainda mais gostosas, a Ateliê Materno conta com brinquedos de madeira lúdicos, coloridos e resistentes: sorveteria de brinquedo, mini mercadinho, mini cozinha, entre outros. Vamos deixar as férias escolares ainda mais divertidas?
Conheça os brinquedos da Ateliê Materno:
Atividades criativas
Como é a relação do seu pequeno com as atividades artísticas e manuais? As férias são uma ótima oportunidade para introduzir e incentivar o contato das crianças com afazeres mais criativos, como a pintura, o desenho, as colagens e os instrumentos musicais.
Crianças a partir dos dois anos de idade já se interessam mais em explorar diferentes materiais e é nesse momento que você pode propor um dia artístico em casa! Ofereça itens variados, como papel, lápis de cor, giz de cera e até massinha de modelar e se prepare para a bagunça e a diversão.
Muito curiosas, as crianças adoram aprender novas habilidades e descobrir novos interesses. Aproveite esse amor natural pelo conhecimento e pelo aprendizado e introduza instrumentos musicais. Pode ser um violão, um teclado ou um instrumento de percussão. A ideia é fazer barulho (e, se calhar, alguma música)!
Essa é uma atividade que pode ser realizada tanto em família quanto individualmente, como uma forma de incentivar a concentração da criança. O importante é deixar a criatividade livre e evitar limitar demais o tempo da brincadeira. Deixe o seu pequeno criar e se expressar — sempre com supervisão, é claro.
Leia também: Decoração de quarto infantil: crie um espaço aconchegante e alegre
Atividades ao ar livre
Aproveite a mudança de rotina e o tempo extra das férias para realizar atividades ao ar livre.
Uma visita ao jardim botânico, um passeio de bicicleta no parque da cidade, brincar no tanque de areia da pracinha ou jogar futebol e vôlei na quadra do condomínio: as opções são várias e vão depender dos interesses próprios do seu pequeno. Que tipo de coisa ele gosta de fazer? Reflita um pouco sobre suas preferências e vamos sair de casa!
Jogos de tabuleiro
Os jogos de tabuleiro auxiliam na concentração e no raciocínio lógico e são boas escolhas para passar o tempo. Além disso, são atividades perfeitas para serem feitas em grupos maiores — uma oportunidade para reunir a família e os amigos no final de semana ou naquele dia chuvoso.
Sempre leve em consideração a faixa etária da criança ao escolher o jogo de tabuleiro. Existem os mais clássicos e para crianças maiores — como Banco Imobiliário e Detetive — e aqueles voltados para a fase pré-escolar, que podem ser uma dama simples ou até um dominó.
Leia também: 10 brinquedos antigos para relembrar sua infância
Momentos em família
Menos tempo na escola ou na creche é mais tempo em casa, uma oportunidade para pais e filhos desfrutarem da companhia uns dos outros. E não é preciso nenhum grande planejamento ou atividades complexas para deixar esse momento especial.
Aquelas atividades simples do cotidiano, quando feitas em família, ganham outro significado. Preparar um bolo do zero ou organizar o guarda-roupa dos pequenos são afazeres domésticos que fazem a criança se sentir ainda mais incluída na rotina e no núcleo familiar.
A ideia é fugir da rotina? Proponha uma noite de contação de histórias ou uma hora de leitura e convide todos os moradores da casa para participar!
Eventos em casa
Crianças adoram atividades temáticas. Pensando nisso, dá para propor e elaborar eventos em casa com diferentes temas e objetivos. Pode ser uma sessão de cinema (com pipoca, suco e um filme bem divertido), um karaokê para soltar a voz, um piquenique no quintal ou na sala.
Nessa hora, vale chamar a sua criatividade para a ação e pensar em eventos que os seus pequenos possam curtir e desestressar.
Programação cultural
Seu filho já conhece a biblioteca da cidade? Aproveite as férias escolares para ampliar o aparato cultural do seu pequeno.
Confira quais são as exposições que estão em cartaz nos centros culturais e tire um dia para visitar aquelas que mais te interessam, além de dar uma passadinha no museu. Incentivar o contato com a história, a arte e a cultura é fundamental para que a criança cresça mais empática e interessada no mundo a sua volta.
Leia também: Por que os brinquedos de madeira são ideais para crianças?
Cuidado com o tempo nas telas
Com as férias a caminho, muitos pais e mães sentem a necessidade de ampliar o uso de telas para os pequenos. Televisão, tablet, videogame e celular: são várias as tentações que rondam o universo infantil.
Assistir a um desenho ou um filme pode ser um programa gostoso, inclusive para ser feito em família. Mas é preciso atenção: telas em excesso podem ter um impacto negativo no desenvolvimento e na saúde infantil!
Segundo a própria Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os principais impactos negativos incluem problemas de visão, má qualidade do sono noturno, ansiedade e irritabilidade e atraso no desenvolvimento cognitivo e social. Preocupante, não é mesmo? Então fique ligado e administre o tempo de telas com cuidado.
Férias escolares: uma oportunidade para conhecer melhor o seu pequeno
Encare as férias escolares como um tempo extra para ficar ainda mais próximo do seu filho. Além do descanso merecido, esse é um momento para as famílias se unirem e os pais prestarem mais atenção nas demandas, nas habilidades e nas preferências dos pequenos.
Deixe as telas um pouquinho de lado e foque em atividades participativas, agregadoras e divertidas. Convide o seu pequeno a participar mais das rotinas de casa e ensine-o sobre a importância da colaboração. E, claro, divirtam-se muito. A infância é um período mágico para todos os envolvidos.
Para conhecer melhor os produtos da Ateliê Materno e introduzir brinquedos lúdicos e criativos na vida do seu filho, acesse o nosso site e navegue pelo nosso catálogo. Brincar é se aventurar!
Categorias: Mundo infantil