Brincando que se aprende

A importância de brincar de faz de conta

A importância de brincar de faz de conta

É brincando que as crianças aprendem sobre o mundo e sobre si mesmas, além de ampliarem sua gama de habilidades psicomotoras, cognitivas, afetivas e sociais. A famosa brincadeira de faz de conta, tão necessária para os pequenos, está no topo da lista das maneiras mais fáceis de garantir a diversão.

Neste texto, vamos conversar sobre a importância de brincar de faz de conta no mundo infantil, além de listar os principais benefícios que esse passatempo traz para a criançada. Vem junto com a gente para descobrir por que você deve incentivar o faz de conta?

O mundo mágico do faz de conta

O que vamos ser hoje: uma médica, um cozinheiro ou um monstro assustador que vive no oceano? No mundo mágico da criança, sempre é momento de brincar de faz de conta. Se você reparar um pouquinho, vai perceber que seu filho vive inventando historinhas para si mesmo, para seus brinquedos ou para os seus bichinhos.

Essa coisa tão natural que é brincar de faz de conta começa a partir de situações imaginárias pensadas pela criança, em que ela é capaz de realizar todos os seus desejos (inclusive aqueles que, na nossa realidade, são irrealizáveis).

Essa brincadeira imagética ajuda a reduzir as tensões do dia a dia, além de ser uma das melhores maneiras de aprender. No faz de conta, a regra é o brincar livre, sem amarras com as proibições da realidade.

Brincando de faz de conta, o pequeno aprimora a linguagem e a organização do pensamento, além de aprender a experienciar de forma saudável conflitos, frustrações e sentimentos comuns do dia a dia.

Além disso, a base do faz de conta é a autonomia e a liberdade para ser o que quiser. Nada está estabelecido ou determinado pelas outras pessoas, já que toda a brincadeira parte da iniciativa da criança. Um enfermeiro, uma astronauta, um super-herói: tudo é permitido, tudo é fantasia e aprendizado.

Enquanto o pequeno interpreta diferentes personagens e constrói roteiros pra lá de criativos, ele vai aprendendo conceitos, descobrindo como o mundo funciona e entendo o seu papel na sociedade. Mágico, mas também muito real!

Leia também: Por que a primeira infância é tão importante?

Os benefícios de brincar de faz de conta para os pequenos

Vamos descobrir mais de perto cada um dos benefícios que a brincadeira de faz de conta traz para a vida das crianças? Veja as vantagens de deixar a imaginação fluir ao brincar:

Desenvolvimento cognitivo

Sabe quando estamos em uma situação e precisamos decidir qual o melhor caminho a ser seguido? Pois brincar de faz de conta é uma das melhores maneiras dos pequenos experienciarem esse tipo de conflito de forma lúdica.

Por exemplo, quando duas crianças desejam desempenhar o mesmo papel em uma história e precisam, de forma amigável, resolver esse impasse. Ou quando o enredo imaginário coloca uma dúvida: qual será o ingrediente certo para preparar uma sopa de abóbora? É preciso aprender a solucionar problemas e usar bem o raciocínio!

É também brincando de faz de conta que a imaginação é estimulada. Para uma criança crescer saudável e se tornar um adulto capaz de antecipar problemas e suas soluções, ela precisa antes ter aprendido o poder de usar a imaginação para pensar em diferentes possibilidades e cenários.

Desenvolvimento socioemocional 

O desenvolvimento socioemocional, tão importante para conviver bem em comunidade e aprender a lidar com nossas emoções, também é incentivado pelo faz de conta.

A empatia, aquela capacidade fundamental para que sejamos capazes de nos colocar no lugar do outro e entender realidades diferentes das nossas, é uma das principais habilidades que o brincar de faz de conta estimula.

As crianças pequenas, de modo natural, vêem todo o mundo que as rodeia de um ponto de vista egocêntrico. É tudo delas, dos brinquedos aos pais. Através das brincadeiras de faz de conta, em que interpretamos diferentes papéis, é que elas vão compreendendo os sentimentos alheios, bem como os diferentes contextos.

Mas para além de aprendermos a conviver melhor com os outros, o faz de conta também nos ensina mais sobre nós mesmos! É nesse momento que os pequenos têm total permissão para extravasar seus sentimentos e colocar em prática seus interesses e seus gostos.

É assim que eles vão descobrindo que são seres únicos, cheios de individualidade e presença. Além de que o seu lugar no mundo importa (e muito!) para as outras pessoas, como os seus amigos e familiares. Construir relações e desenvolver a autoestima, portanto, também têm relação direta com o brincar de faz de conta.

Leia também: Os benefícios das comidinhas de brinquedo para as crianças

Linguagem e comunicação

Pare e observe seu filho brincando de faz de conta por alguns minutos. Provavelmente você verá que ele utiliza um objeto para representar outro. Uma vassoura que vira uma espada, um pote qualquer que vira uma panela, um pedaço de pano que se transforma na roupa mágica de uma super heroína.

Isso acontece porque as brincadeiras de faz de conta se baseiam em símbolos para o seu funcionamento. Sim, da mesma maneira que a nossa linguagem se desenvolve e se estrutura de forma simbólica! As palavras que falamos e escrevemos são símbolos que representam nossos pensamentos.

Assim, tanto o faz de conta quanto a linguagem se estruturam na mesma forma de aprendizado: representando os elementos de maneira simbólica. Brincar de interpretar papéis e inventar histórias são também formas de aprender a se comunicar e a se expressar.

Além disso, quando os pequenos brincam de faz de conta com outras pessoas, eles precisam se esforçar para serem adequadamente compreendidos, da mesma maneira que precisam se esforçar para compreender o que os outros querem dizer. A comunicação verbal e não verbal é trabalhada, estimulada e melhorada!

Estímulo à criatividade 

Brincar de faz de conta é brincar de fantasiar. Para inventar outros mundos e criar personagens diferentes, uma das capacidades que entra em cena com mais intensidade é a criatividade.

Quando a criança decide ser um cozinheiro famoso que prepara deliciosas refeições para sua clientela, ela está criando cenários hipotéticos e construindo diferentes narrativas. Quanto mais ela brinca, mais ela exercita sua criatividade. Quanto mais a criatividade é exercida, mais potência ela tem.

Saber se expressar criativamente é uma habilidade fundamental também na vida adulta, quando precisamos pensar fora da caixa para resolver problemas, para nos destacarmos em nosso trabalho e, claro, para termos uma vida mais interessante, divertida e estimulante.

Leia também: Decoração de quarto infantil: crie um espaço aconchegante e alegre

Como brincar de faz de conta?

Depois de adultos, podemos ter alguma dificuldade em brincar de faz de conta. Nossa vida corrida e nossos hábitos já pré-estabelecidos nos fazem esquecer que é possível imaginar outros mundos e situações, saindo das dificuldades do cotidiano para um lugar onde quem manda é a fantasia.

Na infância, entretanto, brincar de faz de conta é algo completamente natural. As crianças não possuem dificuldade para criar, inventar, fantasiar e se transformar em monstros mitológicos ou em médicos e enfermeiros. Tudo é possível e não demanda muito tempo nem muito esforço.

Para brincar de faz de conta, o indispensável é a imaginação. Mas você pode incentivar essa brincadeira e fazer com que a sua casa se torne um lugar aconchegante e acolhedor, onde o seu pequeno sabe que pode se expressar sem receios e ser aquilo que ele quiser!

Para estimular o faz de conta, o ideal é criar oportunidades para a criança usar a imaginação e a criatividade de forma autônoma.

Dê o primeiro passo e seja o exemplo: use você mesmo algum objeto do cotidiano, como uma vasilha, e finja que está batendo um bolo. Depois, incentive o seu filho a repetir! A partir daí, a história se desenrolará.

Sempre que sentir vontade, participe da brincadeira. Mas participe de verdade, como um personagem ativo! Vá além das narrações sobre as ações da criança e aja dentro desse mundo de faz de conta. Só preste atenção para não tomar conta da brincadeira, lembre-se que ela é como um diálogo, em que todos participam.

Ler livros e contar histórias também são boas alternativas para introduzir e incentivar o faz de conta, já que novos mundos e personagens são apresentados, inspirando as crianças para as suas próprias brincadeiras.

Por último, mas não menos importante: ofereça os brinquedos adequados. Prefira a qualidade, e não a quantidade. Brinquedos em excesso ou aqueles muito tecnológicos costumam dissipar a atenção dos pequenos rapidamente.

Opte sempre pelas opções mais livres, em que a própria criança pode descobrir diferentes funções para aquele objeto. Fantoches, bonecos, blocos de montar e empilhar, instrumentos musicais, materiais artísticos e brinquedos educativos — como os brinquedos de madeira — são ótimas escolhas.

Na Ateliê Materno, você encontra mini cozinhas, oficinas, mercadinhos e muito mais. São brinquedos pensados para o livre brincar: quem manda é a criatividade e a imaginação da própria criança. Dá para ser cozinheiro, mecânico, vendedora ou alguém que precisa fazer as compras do mês!

Conheça os brinquedos da Ateliê Materno:

Brincar de faz de conta também é aprender!

Como deu para perceber, o faz de conta vai além de mero passatempo. Ele é um momento de aprendizado, exploração e desenvolvimento de habilidades que vão ser levadas para a vida toda! Propicie um tempo de qualidade para o seu pequeno aproveitar essa brincadeira e criar mundos incríveis, mergulhados na imaginação.

Para te ajudar nessa tarefa tão gostosa, conte com a Ateliê Materno. Entre no nosso site e conheça nosso catálogo. São brinquedos coloridos e lúdicos, fabricados com materiais de qualidade, perfeitos para levar alegria e estimular a imaginação. Vamos brincar de faz de conta?

Categorias: Brincando que se aprende