Brincando que se aprende

Quais são os melhores brinquedos educativos?

Quais são os melhores brinquedos educativos?

Quem convive com crianças sabe bem que brincar é o melhor jeito de estimular um crescimento saudável e de fazer da infância um momento mais feliz. A dificuldade está em escolher os brinquedos ideais, que sejam adequados para cada fase e potencializem o desenvolvimento infantil. É aí que entram os brinquedos educativos!

Os brinquedos educativos, como o nome já indica, são aqueles que contribuem de forma significativa para o aprimoramento das habilidades que estão sendo adquiridas pelas crianças. Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios do mundo lúdico dos brinquedos educativos?

Todos os brinquedos educativos são iguais?

Mesmo quando se trata de brinquedos educativos, é bom saber que a gama de opções é imensa e eles não são todos iguais. 

Pensados e desenvolvidos para que os pequenos possam estimular suas principais habilidades – como a coordenação motora e o raciocínio lógico – de forma autônoma e sem muitas regras, eles funcionam por meio da exploração de possibilidades. Sabe os quebra-cabeças e os blocos de encaixe? Eles são bons exemplos de brinquedos educativos!

Embora todos partam do princípio de que o ideal é a criança explorar de forma autônoma, existem vários tipos de brinquedos educativos. Eles diferem de acordo com indicação etária, o material de fabricação, as habilidades estimuladas e, claro, as preferências de cada criança.

Leia também: Como montar uma brinquedoteca para seu filho?

Benefícios dos brinquedos educativos para as crianças

Os brinquedos didáticos podem fazer parte do mundo infantil desde cedo, inclusive no período pré escolar ou da creche! Afinal, é nesse momento que as crianças começam a desenvolver suas capacidades cognitivas, motoras e sociais e precisam ser adequadamente estimuladas.

Vamos descobrir com mais detalhes quais são os principais benefícios proporcionados pelos brinquedos educativos? Vem com a gente!

Melhoram o foco, a concentração e a coordenação motora

Os brinquedos educativos, em geral, exigem que a criança foque a sua atenção para conseguir resolver a tarefa que está sendo realizada. Você já brincou junto do seu pequeno com quebra-cabeças? Se sim, você sabe que essa é uma atividade que exige concentração!

E para as crianças, que naturalmente se dispersam com facilidade, qualquer coisa que prenda a atenção de forma saudável é um grande ganho. Treinar o foco e a concentração nos ajuda a valorizar cada tarefa que realizamos. E, em tempo de informação rápida e passageira, isso é um diferencial.

Além disso, os brinquedos educativos também são ótimos aliados no desenvolvimento da coordenação motora, sobretudo a coordenação motora fina – responsável pelos movimentos intencionais dos músculos menores do nosso corpo. 

Sabe o famoso movimento de pinça, quando agarramos algum objeto bem pequeno com o dedo indicador e o polegar? Para que esse movimento se desenvolva corretamente, ele precisa ser treinado. Brinquedos educativos com peças de encaixe funcionam muito bem para isso!

Expandem a criatividade e reforçam a capacidade de memorização

Crianças são seres imagéticos por natureza. É brincando de faz de conta, ao inventar novos cenários e criar personagens e situações, que os pequenos ampliam a criatividade. Apesar dessa habilidade ser natural, ela precisa ser estimulada para que a criança se transforme em um adulto ainda mais inventivo.

Brinquedos de madeira que imitam objetos do cotidiano, como frutas e panelinhas, fazem um ótimo trabalho quando o assunto é imaginar novos cenários e interpretar diferentes papéis. As crianças adoram performar atividades que os pais e cuidadores realizam no dia a dia. Aproveite!

Na mesma onda, alguns brinquedos educativos (como o jogo da memória) reforçam a capacidade de memorização de curto prazo através do uso de desenhos, cores e formas. 

Estimulam a interação com outras crianças

Brincadeiras educativas ajudam no desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais e é importante incentivá-las desde cedo!

Atividades que são realizadas em grupo fazem com que as crianças aprendam a interagir com outras pessoas e fortalecem as noções de empatia e trabalho em equipe. É observando os outros, também, que aprendemos que as pessoas possuem preferências próprias que precisam ser respeitadas.

Leia também: Brincadeiras para pais e filhos: como divertir as crianças?

Aprimoram a linguagem e a comunicação

No campo da linguagem – tanto da fala quanto da compreensão –, os brinquedos educativos são igualmente importantes. 

Mesmo para as crianças bem pequenas, que ainda não sabem se comunicar falando, brincar com jogos que estimulam a afinidade com letras e números auxilia na criação de padrões mentais. E são esses padrões a base para o desenvolvimento futuro da linguagem. Legal, não é mesmo? 

Aumentam a confiança e a autoestima em si mesmas

Lembra que já falamos que um dos grandes diferenciais dos brinquedos educativos é o incentivo da autonomia dos pequenos? 

Pois é essa mesma autonomia e liberdade para descobrir as brincadeiras e as funções dos brinquedos por si mesmo que ajuda as crianças se sentirem mais confiantes com suas próprias capacidades. Quando conseguimos realizar uma tarefa sozinhos, a sensação de conquista fortalece a nossa auto estima!

Incentivam o compartilhamento e ensinam sobre frustração

Brincar com outras crianças e adultos é uma das melhores formas de aprender a compartilhar. Muitos dos brinquedos educativos são pensados para serem utilizados em dupla ou em grupos justamente para incentivarem esse compartilhamento (que, bem sabemos, nem sempre é fácil para os pequenos!).

É igualmente nas brincadeiras em turma, como nos jogos de tabuleiro, que as crianças têm a oportunidade de experienciar sensações menos agradáveis, como frustração e insatisfação.

Então para aprender a lidar com a derrota de forma mais saudável e compreender que perder também faz parte da vida, invista nos brinquedos educativos!

Quais os melhores brinquedos educativos?

Os brinquedos educativos ideais dependem muito dos interesses e da idade de cada criança. Porém, uma coisa é certa: eles precisam incentivar a resolução de problemas de forma autônoma. Em outras palavras, é a criança quem deve colocar a mão na massa!

Brinquedos muito tecnológicos, cheios de luzes e sons e que fazem da criança um simples espectador, não são indicados. Além disso, é preciso sempre levar em conta o material de fabricação: dê preferência para aqueles brinquedos fabricados com um material mais sustentável e duradouro, como a madeira.

Para te ajudar na tarefa da brincadeira educativa perfeita, você pode contar com os brinquedos de madeira do Ateliê Materno. Que tal uma Mini Oficina Mecânica para o seu pequeno desenvolver ainda mais suas habilidades psicomotoras e cognitivas? Ou Frutinhas e Legumes de Corte para aprender desde cedo a importância da boa alimentação?

Leia também: Método Montessori: o que é e quais são seus benefícios?

Como escolher brinquedos educativos para os pequenos?

Ainda com dúvidas sobre como escolher o melhor brinquedo educativo? Então vem com a gente que separamos algumas dicas simples para ficar de olho na hora das compras!

Confira a classificação indicativa

Prestar atenção na classificação indicativa dos brinquedos é fundamental para que as habilidades dos pequenos sejam adequadamente incentivadas. 

Para uma criança de 2 anos, por exemplo, faz muito mais sentido oferecer um brinquedo de encaixar do que um quebra cabeça de mil peças. Da mesma forma, uma criança maior, que já desenvolveu sua coordenação motora fina, não vai encontrar muita utilidade em se divertir com um aramado.

Além disso, não podemos esquecer do fator segurança. Brinquedos com peças pequenas ou com extremidades pontudas não são indicados para crianças muito novas. 

Avalie as habilidades estimuladas

Na hora de comprar um brinquedo educativo, vale a pena parar por alguns segundos e se perguntar quais são as habilidades que a criança está tentando desenvolver naquele momento e quais coisas ela já faz. 

O pequeno já consegue ficar de pé? Ele é capaz de usar as mãos para colocar e tirar objetos menores de lugares maiores? Como está a sua comunicação verbal? Esse tipo de questão serve como guia para compreender quais os brinquedos que melhor vão servir para cada fase da infância!

Verifique os materiais de fabricação

Ao escolher brinquedos educativos, leve em consideração com quais materiais eles são fabricados.

Hoje em dia, muitos brinquedos são feitos de plástico, já que esse é um material barato e leve. Porém, materiais como a madeira são mais seguros, mais duráveis e, claro, muito mais sustentáveis.

Já os brinquedos feitos de tecido costumam agradar as crianças menores porque são macios ao toque e fáceis de higienizar. Por outro lado, tem uma vida útil mais curta e podem contribuir para uma piora nos quadros de alergia.

Leia também: Por que os brinquedos de madeira são ideais para crianças?

Brincar para crescer saudável e feliz!

Não há dúvidas: a infância é um período da vida em que o aprendizado é contínuo e constante. É através do brincar livre e autônomo que as habilidades cognitivas, psicomotoras e sociais são incentivadas e aprimoradas. E nisso os brinquedos educativos são imbatíveis!

Investir em brinquedos que despertam a curiosidade e a imaginação, incentivam a interação social e melhoram a atenção e a coordenação motora é garantia de sucesso quando o objetivo é uma criança saudável e feliz. 
Já conhece os produtos do Ateliê Materno? Entre no nosso site e no nosso instagram e fique por dentro das novidades. A garotada agradece!

Categorias: Brincando que se aprende