Tá difícil de fazer os pequenos comerem de tudo por aí? A seletividade alimentar é um desafio para muitos cuidadores. Um bom jeito de contornar o dilema é incluir as crianças no preparo dos alimentos e aqui tem várias dicas para tornar a cozinha mais divertida, segura e interessante!
Atividades por faixa etária
Desde bem pequenos eles já podem ajudar na cozinha. Os mais novos podem separar os dentes de alho e depois usar o descascador de silicone, usar o secador de salada, escolher feijão, despejar os ingredientes na tigela e depois misturar, lavar frutas e legumes… Já os mais velhos podem descascar ovos, picar as folhas da salada, pesar ingredientes, provar o sal e ler receitas em voz alta.
Não tenha pressa
Se cozinhar já é algo que pode tomar tempo e fazer bagunça, com as crianças pode tornar-se mais ainda. Então é melhor deixar para preparar sem pressa o jantar de domingo do que o almoço corrido da terça feira.
Hora de aprender
Uma boa ideia é contar de onde vem os ingredientes uspados. Por exemplo: o alface nasce no chão, já a maçã, numa árvore. É importante saber reconhecer nossos alimentos antes de chegarem ao prato.
Utilize a oportunidade para ensinar sobre higiene dos alimentos, utensílios e mãos.
Prender os cabelos e usar aventais também são legais de lembrar.
Atente-se às medidas de segurança
Muito cuidado com batedeiras e liquidificadores ligados na tomada, panelas e forno quentes, fogão aceso e facas. Você pode picar os ingredientes e montar o mise en place, auxiliar no uso da batedeira e pedir que esperem na sala enquanto coloca a massa no forno.
Prepare-se para criar memórias na cozinha e à mesa e quem sabe até começar um livro
com as receitas da família!
Eu sou a Dani, mãe do Nico e a maternidade me transformou. Eu que sempre trabalhei com textos e planejamento para redes sociais me vi com vontade de escrever textos maiores e mostrar mais do que sou feita. Passeio pelos mundos da puericultura, fotografia, arte, design e publicidade. Pronto para passear comigo?
Categorias: Quero comer
Tags: acolhimento alimentação infantil comida saudável Criação com apego introdução alimentar,