Mundo infantil

Qual é a melhor geladeira de brinquedo?

Qual é a melhor geladeira de brinquedo?

Brincar de comidinha é uma das atividades preferidas da criançada, que encontra no faz de conta uma maneira saudável e natural de estimular a imaginação e desenvolver importantes habilidades psicomotoras, cognitivas e sociais. E a geladeira de brinquedo é um dos desejos campeões nessa temática!

Mas você sabe como escolher a melhor geladeira de brinquedo para o seu filho, aquela que irá satisfazer as mais importantes demandas infantis? Venha com a gente e descubra o que levar em conta na hora de investir em brinquedos educativos e criativos!

Os objetos de cozinha conquistaram os pequenos

Brincar de preparar comida não é uma brincadeira que surgiu só agora. Você lembra daqueles momentos da própria infância em que panelinhas, talheres e as misturas mais malucas resultavam em comidinhas deliciosas que podiam ser provadas pelos bichos de pelúcia, pelas bonecas e até pelo amigo imaginário?

Pois é, toda criança gosta de brincar de comidinha! Isso acontece porque o faz-de-conta é uma etapa natural e fundamental de todo bom desenvolvimento infantil: quando somos pequenos, queremos imaginar novos cenários, interpretar diferentes papéis e fingir ser aquilo que — ainda — não somos.

Mas não é só isso: brincar de cozinhar é também brincar de realizar uma tarefa que faz parte do cotidiano de muitas e muitas famílias. Os pequenos querem sentir que são capazes de fazer aquilo que os adultos já fazem e é aqui que entra o faz de conta na cozinha.

Se antigamente era difícil encontrar utensílios de cozinha de brinquedo, hoje em dia isso mudou! Panelinhas, talheres, frutinhas e legumes e os mais variados objetos de cozinha estão por aí para encantar crianças e adultos. E junto das cozinhas de brinquedo chegaram elas: as geladeiras!

Seja em casa ou na escolinha, as cozinhas e geladeiras de brinquedo fazem sucesso entre os meninos e as meninas. Dá para interpretar papéis, cozinhar para os amiguinhos, guardar as compras da feira ou simplesmente encontrar novas e divertidas funcionalidades.

Os objetos de cozinha conquistaram os pequenos e estão cada vez mais acessíveis e fáceis de encontrar nas lojas e sites de brinquedos. Mas será que você sabe como escolher a geladeira de brinquedo que vai ganhar o coração do seu pequeno e incentivar um desenvolvimento ainda mais seguro e estimulante? Vem com a gente e descubra!

Leia também: Os benefícios das comidinhas de brinquedo para as crianças

Qual é a melhor opção: geladeira de madeira ou de plástico?

As cozinhas e as geladeiras de brinquedo entretém, estimulam o desenvolvimento e expandem o uso da criatividade e da imaginação. 

Divertidas, lúdicas, coloridas e com elementos e objetos que lembram uma cozinha de verdade, elas instigam o faz-de-conta e são perfeitas para o seu pequeno passar bons momentos criando deliciosos pratos, calculando os ingredientes daquela receita especial ou socializando com outras crianças e adultos.

E para escolher uma geladeira de brinquedo que compense o investimento e traga todos os benefícios que um bom brinquedo pode trazer, que tal conhecer as opções que o mercado oferece? Abaixo, listamos as principais características da geladeira de madeira e da geladeira de plástico, para você acertar na escolha.

Geladeira de madeira

A geladeira de brinquedo de madeira é um sonho para pais e filhos. Descolada, colorida, lúdica e cheia de charme, ela traz a nostalgia dos brinquedos de madeira para outro nível, modernizando um tipo de brinquedo que já encantava diferentes gerações.

Os pontos positivos já começam pelo seu design: a maioria das geladeiras de brinquedo em madeira tem características bastante similares às geladeiras de uma cozinha real. Algumas vezes inclusive seus elementos básicos estão lá: as prateleiras, as portas duplas, o espaço de armazenamento. Para o pequeno brincar de gente grande!

Outra característica que torna a geladeira de madeira uma boa opção de presente é a sua durabilidade. Por ser confeccionada de um material durável, ela pode resistir por gerações e ser repassada para os primos ou para os amigos e fazer sucesso em outra casa.

Como a madeira é um elemento natural, a geladeirinha feita com este material não traz riscos à saúde da criançada. Dá para tocar sem medo, sentir a textura e interagir à vontade. Outro ponto a favor é a questão da sustentabilidade: biodegradável e renovável, a madeira é muito mais ecológica.

Além disso, como a madeira é um material resistente, a chance de alguma peça se partir é praticamente nula, garantindo ainda mais segurança na hora da brincadeira. Sem chance para pontas afiadas ou pedaços pequenos que podem ser engolidos, viu?

Gostou desta opção? Então não deixe de conferir as geladeiras de brinquedo da Ateliê Materno! Avulsas ou uma parte do kit da Mini Cozinha, são fabricadas em cores divertidas e possuem espaço de armazenamento para seu filho guardar comidinhas, frutinhas e os mais elaborados pratos que um chef de mentirinha é capaz de criar!

Menina brincando de cozinhar na Mini Cozinha com Geladeira Rosa da Ateliê Materno.
Mini cozinha de madeira da Ateliê Materno

Geladeira de plástico

A geladeira de brinquedo de plástico é outra opção bastante encontrada no mercado. Seu preço acessível é, sem dúvida, o seu maior chamariz. Os brinquedos de plástico, popularizados no último século, são leves, fáceis de transportar e com um valor baixo.

Apesar disso, as geladeiras feitas deste material são pouco duráveis. Como todo brinquedo de plástico, elas não aguentam aquela brincadeira mais animada — tão comum entre os pequenos.

Junto disso, vêm os perigos: o plástico quando se quebra pode resultar em pedaços pequenos e pontiagudos, que podem ferir ou serem engolidos pelas crianças menores. Um risco que preferimos não correr, não é mesmo?

Outra consequência da pouca durabilidade da geladeirinha de plástico é o seu baixo custo-benefício. Com tanta facilidade para quebrar ou estragar, muitas vezes o seu investimento inicial acessível acaba não compensando a médio e longo prazo. Além disso, qual é o impacto para o planeta de tanto plástico sendo produzido? 

E sabe o que mais vem junto do plástico da geladeira de brinquedo? Uma porcentagem de toxicidade! Pois é, muitos brinquedos de plástico que vemos por aí contêm produtos químicos que podem prejudicar a saúde das crianças a longo prazo.

Ftalatos, bisfenol e até mesmo chumbo foram encontrados em brinquedos de plástico vendidos por aí, segundo uma pesquisa recente. Esses aditivos podem causar problemas hormonais e cardiovasculares, infertilidade e até câncer. Na hora de comprar um brinquedo de plástico, talvez seja bom pensar uma vez mais!

Leia também: O que tem em uma cozinha de brinquedo?

As crianças adoram brincar de faz de conta

O brincar de faz de conta tem muitas facetas. Num dia, dá para ser uma super heroína de desenho animado; no outro, um príncipe de um reino muito distante. Às vezes até coisas que não existem passam a existir: fingir ser uma fada com poderes mágicos, por que não?

Mas na maior parte do tempo, o brincar de faz de conta é bem palpável e próximo da nossa realidade: as crianças adoram imitar atividades do cotidiano dos adultos, por exemplo. E as brincadeiras de cozinhar, ir ao mercado ou à feira, vender picolés na beira da praia estão entre as preferidas nesse universo gigante da imaginação.

Essa brincadeira de fingir, na verdade, é um processo muito mais complexo do que parece. Ela envolve diferentes habilidades — cognitivas, sociais e psicomotoras — e ajuda o pequeno a assimilar o mundo à sua volta, com todas as suas diferenças e as suas particularidades.

É brincando de interpretar papéis distintos que a criança começa a compreender a importância da empatia e da necessidade de se comunicar de maneira mais clara e menos autocentrada. Um ótimo exercício de comunicação, de desenvolvimento da linguagem falada e, claro, de cooperação!

No faz de conta também dá para aprender muito sobre si mesmo. O que eu gosto mais e o que eu gosto menos? Quais são as minhas habilidades e como eu consigo praticá-las de maneira prazerosa? Quais são as minhas dificuldades e como é possível lidar com elas com mais tranquilidade?

Ao brincar de imaginar outros contextos e universos, as crianças se sentem seguras para expressarem seus sentimentos, suas frustrações e seus desejos. Elas passam a se conhecer melhor e a se sentir mais confiantes.

Leia também: 3 motivos para evitar brinquedo de plástico para crianças

Brincar de imaginar fica ainda mais legal com a geladeira de brinquedo!

As crianças não precisam de muito para serem felizes. Um espaço seguro, cuidadores carinhosos e a imaginação sempre à disposição são mais da metade do caminho andado para que o desenvolvimento dos pequenos aconteça de forma natural e tranquila. 

Mas para dar uma forcinha a mais, os pais podem investir em brinquedos educativos e instigantes, como a geladeira de brinquedo! Na Ateliê Materno, você encontra uma geladeira de brinquedo de madeira que vai chamar a atenção da criançada.

Colorida, com formas suaves e design estiloso, a geladeira de brinquedo de madeira é o presente ideal para deixar o espaço de brincar do pequeno ainda mais acolhedor. Um convite à criatividade, ao faz de conta e a horas intermináveis de brincadeiras simples e estimulantes.

Quer conhecer outros produtos da Ateliê Materno? Então não deixe de passear pelo nosso site e conferir todos os nossos brinquedos de madeira. É para encantar, para desenvolver, para fazer da imaginação o lugar mais bonito da casa. Vem com a gente!

Categorias: Mundo infantil