Uma sorveteria de brinquedo, um carrinho de boneca, uma mini cozinha com um fogão de mentirinha: brinquedos de madeira que incentivam o faz de conta, tão importante na primeira infância. Quando somos crianças, fingir ser aquilo que não somos é uma das brincadeiras que nos ajudam a desenvolver nossa imaginação.
Vamos entender por que brincar de faz de conta é tão importante no desenvolvimento dos pequenos e como os brinquedos de madeira podem ser bons companheiros nesse processo? Vem com a gente!
Por que brincar de faz de conta é bom para as crianças?
As brincadeiras de faz de conta são aquelas em que deixamos de ser uma criança e passamos a ser o que quisermos: um dinossauro que vive numa floresta cheia de mistérios, uma cientista que manipula misturas químicas perigosas ou simplesmente um adulto que prepara o seu próprio café da manhã!
Essas brincadeiras imagéticas são fundamentais para o bom desenvolvimento infantil e vão muito além daquilo que vemos de fora, o famoso “fingir” ser alguma coisa. Mas vamos entender melhor o que está envolvido nessa atividade que faz parte da vida de toda a criança?
Estimula o autoconhecimento
Brincando de faz de conta, os pequenos aprendem mais sobre si mesmos. É imaginando situações nas quais eles se colocam em diferentes contextos que descobrem mais sobre seus próprios interesses e habilidades, promovendo desde cedo o autoconhecimento.
Esse tipo de atividade imagética também possibilita que as crianças expressem seus sentimentos e opiniões de uma maneira mais lúdica e subjetiva, além de incentivar o desenvolvimento da autoestima. Afinal, a imaginação é o primeiro lugar onde podemos nos tornar o que quisermos!
Leia também: Os benefícios da motoneta
Desenvolve habilidades motoras e cognitivas
Como toda brincadeira, o faz de conta possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras. Porém, diferente das atividades passivas (como ver um programa na televisão), esse tipo de brincar deixa a criança exercitar seu corpo e o seu pensar livremente.
Ao brincar de cozinheiro, por exemplo, o pequeno segura objetos de diferentes tamanhos, exercitando a capacidade motora fina. Ao mesmo tempo, se vê obrigado a “solucionar problemas”: acabou o tomate, o que posso colocar no lugar para preparar essa salada? Diversão que se transforma em aprendizado!
Incentiva a comunicação
Você já parou por alguns minutos e ficou observando uma criança brincando de fazer de conta? Geralmente ocorrem diálogos complexos e muita gesticulação na hora de representar uma história. Isso não só é normal como também é ótimo! Significa que o pequeno está compreendendo como a linguagem é importante nas nossas vidas.
Da mesma forma que as brincadeiras de faz de conta são jogos simbólicos (como quando fingimos que uma bacia é um chapéu), a linguagem também opera através de um raciocínio simbólico – só que, dessa vez, feito de palavras! E essas palavras que vamos aprendendo representam nossos sentimentos, ideias e pensamentos.
Além disso, é brincando de representar que as crianças começam a perceber que há uma conexão entre a linguagem falada e a linguagem escrita, um primeiro passo para a alfabetização.
Melhora o entendimento da realidade
Quando brincamos de interpretar outros papéis, conseguimos nos colocar no lugar do outro e enxergar novas possibilidades e situações. Isso melhora a nossa compreensão da realidade e do mundo no qual estamos inseridos, desenvolvendo nossa empatia.
Na primeira infância, quando as crianças ainda vêem o mundo a partir de um ponto de vista mais autocentrado, esse faz de conta é fundamental para estimular a compreensão dos sentimentos e desejos alheios.
Leia também: Como viajar com as crianças sem sair de casa
Como brincar de faz de conta?
Para ajudar o pequeno nessas atividades imaginativas, possibilite o livre brincar! Deixar o ambiente seguro e aconchegante e estimular que a própria criança decida como quer passar o seu tempo são maneiras simples de permitir a exploração da imaginação e da criatividade.
Entre as dicas que podem fazer a diferença, a principal diz respeito ao tempo! Isso mesmo: as crianças precisam de tempo livre para se envolverem ativamente no faz de conta. Por mais que seja interessante estimular os pequenos na realização de atividades diferentes, é fundamental compreender que o tempo livre é o maior amigo da criança.
Contar histórias e fazer uma hora da leitura também são bons modos de instigar a criatividade, já que assim os pequenos entram em contato com diferentes contextos e novas perspectivas. Que tal pegar aquele livrinho da prateleira e embarcar nessa aventura?
E na hora de oferecer brinquedos, prefira aqueles que simulam situações da vida adulta e representam personagens existentes: bonecas de pano, materiais recicláveis que fazem parte do dia a dia, animais de pelúcia, potes e tampas de diferentes tamanhos e brinquedos de madeira como uma sorveteria de brinquedo.
Leia também: Conflitos entre irmãos e como resolver
Como os brinquedos de madeira estimulam e divertem os pequenos?
Se você tem filho, neto ou sobrinho, certamente já se deparou com os clássicos brinquedos de madeira cheios de cores e formatos. Eles fazem sucesso nas mãos das crianças e passam de geração para geração sem perder o encanto e a funcionalidade.
Diferente dos brinquedos de plástico ou dos mais tecnológicos, os brinquedos de madeira são duráveis, ecologicamente sustentáveis e incentivam o desenvolvimento de diversas habilidades. Por causa do seu material, estimulam o tato e permitem o contato com texturas.
Além disso, são mais pesados e complexos, exigindo um manuseio atencioso e cuidadoso que trabalha a coordenação motora dos pequenos. Sem contar, claro, que favorecem o uso da criatividade por causa da sua simplicidade. Como não amar?
Conheça o novo lançamento do Ateliê Materno: Sorveteria de Brinquedo
E para deixar esses momentos de criatividade e imaginação ainda mais divertidos, o Ateliê Materno resolveu dar vida a um brinquedo de madeira super especial: a Sorveteria de Brinquedo!
Uma sorveteria igual as que aparecem na praia, possui duas opções de cores: azul e amarelo. Além disso, a sorveteria de brinquedo conta com oito picolés em quatro diferentes “sabores”, para satisfazer o gosto de todos os clientes. Vamos brincar de vendedor e aprender a produzir, administrar e vender picolés?
O faz de conta que dá asas ao brincar!
E aí, gostou de saber dos vários benefícios que o faz de conta traz para o mundo dos pequenos? Então entre no mundo da imaginação você também e finja ser um cientista, uma pirata ou um vendedor de picolé! Resolver problemas, expressar os sentimentos e reconhecer a importância do outro nunca foi tão divertido.
Para conhecer mais brinquedos de madeira com a qualidade e o design colorido como os da Sorveteria de Brinquedo, não deixe de visitar o site do Ateliê Materno e seguir a gente nas redes sociais. Como você, somos apaixonados pelo mundo de possibilidades que a criatividade das crianças pode criar!
Categorias: Brincando que se aprende