Imprensa

Ateliê Materno no Shark Tank, você não viu? Conheça nossa história

Ateliê Materno no Shark Tank, você não viu? Conheça nossa história

Uma mãe criativa e empreendedora, uma filha pequena e o desejo de fazer da infância um lugar de diversão analógica: assim surgiu uma marca que faz dos brinquedos de madeira os grandes protagonistas da vida de pais e filhos. A Ateliê Materno no Shark Tank conta essa história, a nossa história!

Você sabe como a Ateliê Materno começou e quais são as maiores inspirações para a criação dos nossos produtos? Vamos conhecer a fundadora da marca e descobrir um pouquinho mais do que está por trás de tantos brinquedos incríveis!

Conheça a Ateliê Materno

A história da Ateliê Materno é a história de uma mãe que viu na sua experiência pessoal uma demanda coletiva. Em mundo cheio de telas — dominado por celulares, tablets, televisores e videogames —, as crianças ainda querem (e precisam) brincar com a simplicidade do faz de conta.

Foi na sua cozinha, na tentativa de preparar as refeições para a sua pequena enquanto se virava em muitas, que Carol Moreira teve a ideia de comprar uma minicozinha para a filha de 2 anos se sentir incluída nas atividades do cotidiano. 

Depois de muito procurar, entendeu que se queria um modelo atrativo, teria que fazer com suas próprias mãos. E foi assim que a primeira minicozinha projetada pela fundadora da Ateliê Materno nasceu, lá em 2015: despretensiosa e pessoal, para fazer a diversão da filha Sofia.

Carol já conhecia bem a pedagogia Waldorf e o Método Montessori — que enxergam na autonomia infantil um grande propulsor de desenvolvimento — e percebeu em sua filha a vontade imensa de imitar os afazeres da mãe. A minicozinha surgiu, portanto, como uma forma de permitir que a pequena pudesse experimentar essa fase através do lúdico, da imaginação e do faz de conta.

A invenção fez sucesso entre familiares e amigos e os elogios vieram. Motivada, Carol decidiu oferecer seu serviço para outros pais e, despretensiosamente, fez uma postagem em grupos sobre pedagogia Waldorf. A surpresa veio no formato de 600 mensagens e na venda de 22 minicozinhas. Começava ali a Ateliê Materno.

De lá pra cá, muita coisa mudou. A Ateliê Materno passou de um desejo pessoal para uma empresa que produz em escala — mas sem perder, claro, a qualidade dos produtos e o seu traço artesanal, tão característico. São milhares de produtos entregues por ano, no varejo e no atacado.

Uma minicozinha se transformou em muitas outras e as ofertas cresceram: são mercadinhos, oficinas, sorveterias, carrinhos de boneca e acessórios pra lá de fofos. Tudo feito em madeira e pintado com cores alegres e lúdicas, para estimular ainda mais a criatividade dos pequenos.

Leia também: O que tem em uma cozinha de brinquedo?

Quem é Carol Moreira, fundadora da Ateliê Materno?

Para entender a história da Ateliê Materno, é preciso conhecer melhor sua fundadora, Carol Moreira. Apesar da marca ter sido concebida em virtude da sua experiência como mãe, o background de Carol e a sua vida pessoal pré-filhos dizem muito sobre as motivações e o sucesso do e-commerce.

Carol é mineira de Belo Horizonte e sempre teve facilidade em tarefas e atividades que exigissem a interação social. Trabalhando desde nova com atendimento ao público no comércio, ela entendeu como funcionava essa sistemática e descobriu que gostava da área comercial, mas não abria mão da criatividade. Dali, passou por áreas diversas, como gastronomia e publicidade. Mas foi estudando Cinema que teve a oportunidade de estudar por um semestre em Barcelona, na Espanha.

E ela foi. Nessa época, Carol namorava Rivadávia Coura, que morava e trabalhava em Moscou, na Rússia. Os dois se encontravam esporadicamente e, no final de 2012, no último mês na Espanha, ela descobriu que estava grávida. Carol não nega que foi um choque, mas resolveu encarar o desafio.

Um ano depois, era mãe da Sofia. A mineira resolveu abraçar a maternidade de modo integral e essa passou a ser a sua principal atividade cotidiana, junto com os cuidados da casa. Quem tem filho sabe os desafios que surgem quando nos responsabilizamos com a educação de outro ser humano e, para Carol, isso era prioridade.

Interessada em estudar sobre desenvolvimento infantil, Carol conheceu o Método Montessori e a pedagogia Waldorf. Nessas duas práticas, o desenvolvimento dos bebês e crianças envolve um senso de autonomia e de criatividade

E foi pensando nisso que surgiu a minicozinha como um brinquedo alternativo para que a pequena Sofia pudesse se sentir incluída nas atividades da casa de forma lúdica.

Dessa vez, o planejamento e a construção do brinquedo levaram um mês. Depois, quando a ideia se tornou um negócio, Carol teve que repensar tanto a sistemática de produção quanto a gestão do seu próprio tempo. Afinal, era ela quem fazia todas as frentes, da contabilidade ao atendimento ao cliente.

Em 2017, não teve jeito: a fundadora da Ateliê Materno se viu obrigada a buscar uma fábrica para produzir em alta escala. E foi aí que Carol passou a se dedicar com mais afinco à parte estratégica da empresa — que, hoje, conta com nove funcionários e vende mais de 6 mil produtos por mês.

No meio disso tudo, não podemos esquecer: existe a maternidade. Além da Sofia (que já está com 9 anos), chegaram a Lina, com 6, e o Leon, com 4. Para conseguir conciliar a vida de empreendedora com a vida de mãe, Carol teve que reorganizar a sua rotina em casa. E pelos resultados, parece que essa organização vem dando certo!

Leia também: Atividades para crianças: 10 ideias para divertir os pequenos

O que inspira nossos produtos?

Se você conhece e gosta dos produtos da Ateliê Materno, já sabe que eles são coloridos, lúdicos, inventivos e, claro, de madeira! Essa combinação de características não é por acaso. Quando a Carol Moreira pensou naquela primeira minicozinha para sua filha Sofia, algumas inspirações pedagógicas já estavam bem presentes.

Lembra que acima falamos do Método Montessori e da pedagogia Waldorf? Pois é, essas duas abordagens educacionais prezam por uma infância em que a criança é vista como um ser autônomo e completo, que precisa ser estimulado de forma integral para se desenvolver plenamente.

Na pedagogia Waldorf, as brincadeiras funcionam como práticas educativas que estimulam as crianças a desenvolverem suas habilidades cognitivas, emocionais e corporais. No Método Montessori, a liberdade individual caminha junto com o respeito ao ritmo de cada criança, e assim se estimula um aprendizado pelas experiências no mundo.

Os produtos da Ateliê Materno são inspirados nas características de ambos os métodos pedagógicos, pois a marca acredita que é brincando sem grandes interferências, com brinquedos simples e imaginativos, que as crianças conhecem mais sobre si, sobre os outros e sobre o mundo.

Brinquedos de madeira que imitam objetos, utensílios e móveis do dia a dia são excelentes aliados nas brincadeiras de faz de conta, tão adoradas pelas crianças menores. Diferente dos brinquedos tecnológicos e das telas, eles permitem a imitação, a liberdade de criar e o autoconhecimento.

Leia também: Como estimular a autonomia infantil com brincadeiras?

Ateliê Materno no Shark Tank

A Carol Moreira foi ao programa Shark Tank Brasil apresentar a Ateliê Materno para os investidores, chamados de tubarões, que fazem parte do reality show de empreendedorismo.

No tanque, como é chamado o palco do programa, Carol Moreira falou sobre a história da Ateliê Materno e sobre a sua história pessoal com a empresa. Ela estava em busca de investimentos para ampliar os produtos da loja e levar novas soluções para as dores de pais e responsáveis em relação à criação dos pequenos.

E foi o que aconteceu, um dos tubarões do Shark Tank Brasil, Joel Jota, decidiu apostar na Ateliê Materno e, junto com a Carol Moreira e toda sua equipe, vai investir na empresa para levar ainda mais soluções para o mundo infantil.

Veja a participação da Carol Moreira no Shark Tank Brasil:

Maternar e empreender: a história da Ateliê Materno

Que a maternidade não é uma experiência fácil, tá todo mundo careca de saber. Ela exige dedicação, paciência, amor e aquela ajuda certa.

Para a fundadora da Ateliê Materno, ter acesso a brinquedos simples e analógicos, que trabalham o lúdico e envolvem a criança nas tarefas do dia a dia, pode fazer a diferença nessa tarefa árdua que é criar um ser humano. Foi assim, inclusive, que a nossa marca começou, não é mesmo?

E aí, gostou de conhecer mais da nossa história? Então agora sinta-se à vontade para espiar o nosso Instagram e conhecer todos os produtos da nossa marca. Brinquedos de madeira feitos com afeto, perfeitos para criar aquelas memórias que vão ficar para a vida toda.

Categorias: Imprensa