Mundo infantil

Decoração de quarto infantil: crie um espaço aconchegante e alegre

Decoração de quarto infantil: crie um espaço aconchegante e alegre

Nossa casa é o nosso lugar seguro. Ela precisa ser aconchegante, acolhedora, funcional e expressar o nosso estilo. O mesmo vale para o quarto das crianças! Para que os pequenos se sintam representados e acolhidos, a decoração do quarto infantil precisa expressar os seus desejos e a sua personalidade.

Vamos conhecer algumas dicas de como montar um quarto infantil que seja criativo, seguro e acolhedor na medida certa? Vem com a gente e descubra como planejar um cantinho perfeito para o seu pequeno estudar, relaxar, brincar e se desenvolver!

O que precisa ter no quarto de uma criança?

Por muito tempo o quarto infantil foi representado na televisão, no cinema e inclusive nas lojas de móveis como um ambiente azul ou rosa. Mas isso vem mudando e as cores, os brinquedos e até o mobiliário são muito mais diversos e buscam refletir a personalidade de cada criança.

É claro que algumas coisas não podem faltar nesse espaço! Os móveis básicos, como a cama e um guarda-roupas ou arara, são essenciais para que o quarto cumpra a sua finalidade. Outras mobílias, como uma cômoda e algumas estantes, são ótimas opções para manter a organização em dia.

Para as crianças que gostam do momento da leitura, uma poltrona confortável faz toda a diferença. E para deixar a hora dos estudos mais aconchegante, uma escrivaninha dentro do quarto também faz sucesso.

Mesmo que o cômodo seja pequeno, é possível planejar diferentes ambientes para o espaço: um cantinho mais calmo para estudar, ler e criar, e outro mais estimulante voltado para o lazer e a diversão. Não esqueça de sempre levar em consideração o combo funcionalidade e criatividade. Aí não tem erro!

Leia também: Sorveteria de Brinquedo: como garantir a diversão?

Como decorar um quarto infantil?

Vamos às dicas para a decoração de um quarto infantil que vai fazer seu filhote amar ter seu próprio espaço? Separamos algumas sugestões simples, mas que quando colocadas em prática levando em conta os gostos de cada criança podem fazer deste espaço um lugar único.

Cores

Não há dúvidas que uma boa paleta de cores faz toda a diferença em um ambiente. Então na hora de projetar a decoração do quarto infantil é fundamental levar isso em consideração e, quem sabe, começar o planejamento por aí. 

Quais tonalidades a criança mais gosta? Cores quentes ou frias? Há alguma combinação que faz com que seus olhinhos brilhem? Se ela já for maiorzinha e conseguir se expressar bem, pergunte a sua opinião antes de tomar a decisão final. Certeza que ela vai se sentir ainda mais amada por ser incluída na conversa!

Outra boa ideia é pensar na decoração do quarto a partir de uma temática e, nessa mesma linha, fazer a escolha da cartela de cores. Dinossauros, personagens de livros e desenhos animados, super-heróis: tem algum assunto que não sai da cabeça do seu pequeno? Ele pode virar o tema do quarto!

Se você não abre mão de paredes com cores que combinam entre si, sempre pode dar aquela olhadinha no círculo cromático. Cores mais vibrantes deixam o ambiente mais alegre e cheio de energia, enquanto tons neutros ou pastéis são bons para acalmar os ânimos e relaxar.

Papéis de parede

Um grande coringa quando o assunto é chamar a atenção para um ponto específico do ambiente, o papel de parede consegue adicionar originalidade e alegria com pouco esforço. Sabe aquele cantinho meio apagado do quarto? Um papel de parede cai bem e ainda deixa seu projeto mais personalizado.

Outra vantagem desse material é que ele não exige grandes reformas ou um orçamento imenso. Com um pouco de criatividade e algum esforço você mesmo pode fazer a instalação se a ideia for economizar. 

E para quem não quer ocupar uma parede inteira, os adesivos também são uma boa opção. Em lojas especializadas é possível, inclusive, encomendar seu próprio adesivo, com o desenho que preferir. Qual criança não ficaria encantada com tamanha novidade?

Leia também: Conflitos entre irmãos e como resolver

Móveis

Já falamos de alguns móveis que são essenciais no quarto dos pequenos e agora chegou a hora de ressaltar outros aspectos a serem considerados na hora de fazer as compras. Primeiro de tudo, fique atento ao espaço que você tem disponível. Medir todos os cantinhos para evitar surpresas é fundamental.

Móveis planejados garantem mais funcionalidade, apesar de terem um custo mais elevado. Se isso não for um problema para você, dê preferência àqueles que se ajustam ao tamanho da criança conforme ela cresce. De nada adianta investir em uma cama super fofa que ficará pequena em pouco tempo, não é mesmo?

Também é interessante observar se os móveis escolhidos – sejam eles prontos ou planejados – são ergonômicos. Crianças são seres em desenvolvimento e precisam de conforto, qualidade e segurança para que seus corpos se desenvolvam adequadamente!

E para deixar a decoração mais divertida, os móveis coloridos vieram para ficar. Em tons vibrantes ou pastéis, são chamativos e alegres. Não é preciso que toda a mobília seja colorida, é claro. Um ou dois móveis coloridos já iluminam o ambiente e encantam os pequenos.

Iluminação

A iluminação de uma casa tem o poder de influenciar não só o estilo do lugar como também a atmosfera daquele ambiente. Enquanto a luz branca ressalta todos os detalhes do espaço e adiciona um pouco mais de impessoalidade, a luz amarela cria um clima mais aconchegante e quente.

Para o quarto das crianças, uma boa opção é fugir do tradicional e construir pontos de luz em diferentes áreas do cômodo. Com isso, você consegue uma claridade indireta e acolhedora, além de criar efeitos interessantes com o jogo de sombras.

Quer um pouco mais de criatividade? Dá para enfeitar os móveis com mangueiras luminosas em diferentes cores, brincar com luminárias de teto e de chão, colocar cordões de luzinhas ao redor do espelho ou das janelas. O céu (ou o teto do quarto) é o limite!

Leia também: Método Montessori: o que é e quais são seus benefícios?

Acessórios de decoração

Quando pensamos em acessórios de decoração para quarto infantil, temos que levar em conta a utilidade daqueles objetos. Claro que detalhes engraçados e divertidos podem fazer parte do ambiente, porém o ideal é que eles também possuam uma funcionalidade.

Cortinas para deixar o ambiente mais aconchegante e bloquear a luz do sol nas primeiras horas da manhã e tapetes para aquecer os pés dos pequenos nos dias frios entram nessa lista. Já os nichos são ótimos para armazenar brinquedos e livros.

Os brinquedos também fazem parte da decoração

No tópico anterior, comentamos sobre a importância de unir funcionalidade e diversão no momento de escolher aquilo que vai fazer parte do quarto da criança. E o que seria de um ambiente infantil sem… brinquedos? Brincar é uma atividade indissociável do mundo dos pequenos e deve ser estimulada sempre que possível!

Se você não quer que os brinquedos fiquem espalhados por todo o ambiente, uma opção é fazer um cantinho específico para o brincar, com cestos e prateleiras baixas. Mas para deixar o quarto ainda mais alegre, uma alternativa conveniente é procurar por brinquedos estilosos e coloridos, que possam se incorporar à decoração.

Os brinquedos de madeira do Ateliê Materno são perfeitos para isso! Já pensou no charme de ter uma Mini Cozinha de brinquedo dentro do próprio quarto? Ou um Mercadinho para brincar de fazer a feira e, depois, preparar deliciosos lanches de mentirinha? As crianças vão amar!

Conheça os brinquedos de madeira do Ateliê Materno:

Decoração de quarto infantil para duas crianças

O quarto vai ser para mais de uma criança? Não tem problema! Basta pensar numa decoração que respeite as duas personalidades e que continue prezando pelo conforto.

Se o espaço for pequeno, uma bicama pode ser a solução. Se tiver mais metragem disponível, dá para pensar em um cantinho para cada uma das crianças, enfatizando elementos distintos que conversem melhor com a individualidade delas.

Leia também: Por que os brinquedos de madeira são ideais para crianças?

Como transformar o quarto do bebê em um quarto de criança?

Seu bebezinho cresceu e a decoração do quarto não está mais tão adequada? Não é preciso investir em uma reforma demorada e custosa. Trocar alguns móveis básicos, como o berço por uma cama, e pintar a parede já transforma o ambiente.

E se antes os brinquedos eram móbiles e chocalhos, agora é a hora de investir naqueles mais duradouros e educativos. Brinquedos de madeira que imitam objetos da vida cotidiana dos adultos costumam ser coloridos e lúdicos, dando uma cara super divertida para o local.

Decorar para divertir!

Decorar um quarto infantil não é uma das tarefas mais fáceis, mas pode se tornar um projeto extremamente gostoso se você se deixar levar pela imaginação e envolver a criança no processo. Lembre-se que os pequenos não precisam de muito além de carinho, amor e um espaço seguro e confortável para eles serem eles mesmos!

Gostou das nossas dicas sobre decoração de quarto infantil? Então dá uma passadinha no site do Ateliê Materno e confere quais brinquedos de madeira você vai incluir no espaço do seu pequeno para deixar tudo ainda mais incrível!

Categorias: Mundo infantil