Brincando que se aprende

Método Montessori: o que é e quais são seus benefícios?

Método Montessori: o que é e quais são seus benefícios?

A infância é um período marcado por descobertas. Todos os dias, as crianças experimentam novas sensações e sentimentos, conhecem diferentes objetos e  desenvolvem habilidades. E todo esse aprendizado, segundo o Método Montessori, é ainda mais acentuado quando incentivamos a autonomia infantil.

Você já ouviu falar nessa famosa linha pedagógica que preza por um aprendizado livre e lúdico, em que a criança apenas precisa ser adequadamente estimulada para que se desenvolva de forma plena? Vem com a gente, descubra o que é o Método Montessori e conheça seus principais benefícios!

O que é o Método Montessori?

O Método Montessori se chama assim por causa da pedagoga italiana Maria Artemísia Montessori (1870 – 1952). Uma das primeiras mulheres a se formarem em medicina na Itália, ela tinha especial interesse na observação do desenvolvimento humano, sobretudo no período da infância.

Ao trabalhar com crianças com deficiência, Montessori percebeu que o desenvolvimento humano se dá, acima de tudo, através das especificidades de cada sujeito. Ou seja, as crianças são indivíduos com particularidades e dificuldades próprias, que precisam ser respeitadas e incentivadas!

Diferente da educação tradicional – que para a pedagoga falha em valorizar as características de cada sujeito –, o método montessori foi concebido para educar sem interferir em excesso, valorizando o ritmo e a personalidade de cada criança. 

Esse modelo de aprendizagem ficou conhecido como educação autodirigida. É a própria criança que, através da exploração do mundo e do ambiente ao seu redor, vai desenvolvendo suas habilidades. 

Em 1907, Maria Montessori fundou a Casa da Criança, onde passou a aplicar o seu próprio método em crianças também sem deficiência. Ela observou que seus alunos tornavam-se crianças mais seguras, carinhosas e independentes – além de se alfabetizarem com mais facilidade! 

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Planos de Desenvolvimento do Método Montessori

Em seu livro “Formação do Homem”, Maria Montessori chama a atenção para compreendermos as crianças como construtoras da humanidade. Isso quer dizer, em poucas palavras, que elas são as grandes responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento.

Assim, diferente de seres passivos – que dependem exclusivamente dos adultos para se formarem –, as crianças possuem em si mesmas a potência para o seu desenvolvimento pleno. E isso acontece enquanto o pequeno se empenha para trilhar de forma independente o seu caminho.

Esse desenvolvimento, para Montessori, acontece em diferentes fases, até o início da vida adulta. E essas fases são chamadas por ela de Planos de Desenvolvimento. Vamos aprender mais sobre cada uma?

Primeiro Plano de Desenvolvimento (0 a 6 anos)

A primeira fase da vida humana seria marcada por dois grandes objetivos: aprender como o mundo funciona e adquirir alguma independência física.

O aprendizado do mundo acontece através da absorção das informações às quais temos acesso através dos nossos diferentes sentidos. Essa não é uma tarefa fácil, mas o cérebro infantil a faz com maestria, pois possui uma grande capacidade de se transformar (e melhorar) a partir de cada informação nova.

Já a independência física, por sua vez, diz respeito à vontade do pequeno em aprender as coisas por elas mesmas. As crianças, nos seus primeiros anos de vida, aprendem a fazer… fazendo. É na própria ação – nas tentativas, erros e acertos – que mora a aprendizagem. 

Segundo Plano do Desenvolvimento (6 a 12 anos)

Depois de descobrir o mundo pelos sentidos, as crianças entram no segundo estágio de desenvolvimento. Aqui, com a independência física já conquistada, o objetivo é conhecer, investigar e compreender através da imaginação. 

Nesta fase, portanto, os pequenos buscam uma independência intelectual: eles querem aprender a pensar por si mesmos! E para facilitar esse processo o que os adultos podem fazer é incentivar a socialização e estar sempre disponível para o diálogo aberto.

Terceiro Plano do Desenvolvimento (12 a 18 anos)

Entrando na adolescência, a necessidade de primeira ordem passa a ser a independência social: adolescentes querem conviver com outros adolescentes sem a intermediação de outros adultos. 

Nesse sentido, dizemos que conquistar uma independência social envolve tanto ser capaz resolver os seus próprios problemas (sem a ajuda ou o aval de um adulto) quanto ter mais clareza de como a sociedade funciona e se organiza. É aqui que os interesses políticos e culturais começam a se estabelecer com mais força.

Quarto Plano do Desenvolvimento (18 a 24 anos)

Eis que se inicia a vida adulta! Para Maria Montessori, a juventude ainda é um momento importante do nosso desenvolvimento. Já donos das nossas vidas, buscamos compreender quem somos e por que estamos aqui, fazendo o que fazemos.

A independência buscada nesse plano de desenvolvimento é a de descobrir qual a nossa contribuição para o mundo e como podemos trabalhar para sermos bons nessa prática. Segundo a pedagoga, um jovem adulto que se esforça para fazer a diferença no mundo é um ser humano que se desenvolveu bem!

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Princípios do Método Montessori

Na filosofia de ensino montessoriano, existem seis princípios que funcionam como os pilares básicos do método. Abaixo falamos um pouquinho sobre cada um!

Autoeducação

Toda criança deseja conhecer o desconhecido e aprender o novo, e elas são capazes de fazer isso sozinhas. Para que os pequenos possam buscar ativamente esse aprendizado, eles precisam de um ambiente propício à exploração e que permita que isso seja feito no seu tempo, sem pressão ou determinações.

No Método Montessori, a liberdade e a autonomia para explorar e aprender são necessidades básicas para a autoeducação infantil.

Educação como ciência

A educação pedagógica proposta por Montessori busca se aproximar dos fundamentos da pesquisa científica: para decidir o que é melhor, devemos primeiro observar para então criarmos hipóteses que podem ser testadas. O mesmo deve acontecer com a educação dos pequenos.

É preciso observar o comportamento natural das crianças para então decidir qual a abordagem que deve ser usada. A ideia é levar em conta as necessidades de cada criança em cada momento do seu desenvolvimento. E esse mesmo princípio deve ser concedido na vivência infantil: que os pequenos possam sempre observar e experimentar!

Educação cósmica

Cosmos é uma palavra que vem do grego e significa organização ou ordem.

O nome “educação cósmica” parece estranho, mas seu significado é mais simples do que parece. Apesar da liberdade para observar e experimentar, a criança ainda precisa de um educador que organize os conhecimentos e as informações que o pequeno tem acesso. 

Ambiente preparado

Um dos princípios mais conhecidos do Método Montessori é o ambiente preparado para incentivar a autonomia. Com uma mobília adequada que leve em consideração o tamanho da criança e objetos do dia a dia que possam ser utilizados pelos pequenos, o objetivo é encorajar o livre habitar.

Adulto preparado

Além do ambiente, o adulto que auxilia no processo de aprendizagem também precisa estar preparado. Mas preparado para o que, exatamente? Simples: apto para oferecer as condições ideais para que o processo de aprendizagem flua de forma tranquila e natural.

Criança equilibrada

A criança equilibrada é alguém que consegue seguir o curso natural do seu desenvolvimento, sem pressão ou intervenções. Mas para isso, ela precisa contar com um ambiente e um adulto preparados, que permitam que seu corpo e sua mente trabalhem com atenção e interesse nas atividades do seu cotidiano.

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Quais são os benefícios do Método Montessori para as crianças?

Entre os principais benefícios do Método Montessori na educação infantil, podemos destacar a diminuição da ansiedade e de sentimentos de inadequação, o desenvolvimento da observação e da atenção e o estímulo a uma vida mais independente e autônoma.

Além disso, uma criança criada a partir dos princípios da educação montessoriana costuma ser mais autoconfiante e ciente dos seus limites. Sua sensibilidade geralmente é mais aguçada e, assim, tem mais tolerância com aquilo que é diferente. Interessante, não é mesmo?

Como introduzir o Método Montessori em casa?

Quando a pedagoga italiana criou seu estilo educacional, a ideia era que ele fosse aplicado nas escolas. Entretanto, com o passar dos anos e os bons resultados, o método montessori passou a ser adotado também em casa, pelas famílias. Mas qual o melhor jeito de fazer isso?

A sugestão que mais tem feito sucesso entre pais e cuidadores é o planejamento do quarto montessoriano: com móveis na altura das crianças, uma cama baixinha para que os pequenos possam subir e descer sozinhos e brinquedos (como livros e brinquedos de madeira) em locais de fácil acesso. 

E sabe as tarefas do dia a dia, como escovar os dentes e calçar os sapatos? Permitir que a criança possa ter autonomia na realização dessas atividades também é uma forma dos pais aplicarem o método montessori dentro de casa. 

Não esqueça: o objetivo é observar o ritmo natural dos pequenos e incentivar a independência. O que a criança consegue fazer sozinha? Ela tem esse desejo? A partir disso, podemos pensar na dinâmica da casa e nos seus espaços para gerar maior segurança numa criação livre.

Brinquedos de madeira: autonomia, segurança e diversão garantidas!

Para o Método Montessori, pensar no bem estar das crianças é pensar em como podemos garantir uma rotina mais inclusiva e autônoma, em que o pequeno é compreendido como um personagem ativo no seu próprio processo de aprendizagem.

Conheça os brinquedos de madeira do Ateliê Materno para unir diversão e aprendizagem nos momentos de brincadeira! Duráveis e versáteis, eles garantem o livre brincar dos pequenos ao mesmo tempo em que transformam o ambiente através das suas cores e do seu design.

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