Brincando que se aprende

Brincadeiras para pais e filhos: como divertir as crianças?

Brincadeiras para pais e filhos: como divertir as crianças

Que o ato de brincar é fundamental no desenvolvimento infantil não há dúvidas. O que não podemos esquecer, no entanto, é como essa atividade divertida e cotidiana precisa envolver também os adultos com os quais a criança convive. É através das brincadeiras para pais e filhos que os laços afetivos se fortalecem e amadurecem.

Vamos conhecer algumas sugestões de brincadeiras para pais e filhos que sejam ainda mais divertidas e significativas no desenvolvimento dessa relação tão única? Vem junto com a gente e entenda por que esses momentos de carinho são tão importantes para o crescimento do seu pequeno!

A importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil

O ato de brincar para as crianças vai muito além de uma forma de entretenimento ou de passar o tempo. É brincando durante nossa infância que experimentamos sensações novas, interpretamos diferentes papéis e exploramos o mundo. E é assim que brincar também é aprender.

Os benefícios das brincadeiras não dizem respeito somente ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras. É claro que correr e pular no parquinho ou montar um quebra cabeça são atividades fundamentais para os pequenos, mas não podemos esquecer que as interações sociais fazem toda a diferença na vida das crianças.

As brincadeiras em grupo estimulam o desenvolvimento emocional e social dos pequenos. É assim que se aperfeiçoam as noções de responsabilidade, autoconfiança, criatividade e empatia. E é claro que a família ou os cuidadores podem participar desse processo e tornar esse momento ainda mais especial!

Leia também: Por que os brinquedos de madeira são ideais para crianças?

Brincadeiras como ferramenta para fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Brincar sempre é gostoso, mas brincar com quem amamos tem um gostinho especial! As brincadeiras entre pais e filhos são uma ótima oportunidade para estreitar os laços afetivos e promover vínculos mais duradouros e profundos. E não precisa de nada muito elaborado não, viu? O importante é estar ali, presente.

Segundo um longo estudo da Universidade de Cambridge, realizado entre os anos de 1977 e 2017, os pais que brincam com seus filhos de modo ativo e frequente contribuem para que os pequenos desenvolvam melhor sua maturidade emocional a longo prazo. 

Esses momentos também são uma ocasião especial e particular para incentivar a comunicação e intensificar a confiança, pois envolvem diálogo, compreensão, sensação de pertencimento e de segurança. Quem não gosta de se sentir amado e acolhido, não é mesmo?

Além disso, as brincadeiras entre pais e filhos são uma das melhores formas de construir memórias afetivas que serão lembradas com carinho por muitos anos, inclusive quando a infância já for um tempo bem distante.

Leia também: Sorveteria de Brinquedo: como garantir a diversão?

Brincadeiras para pais e filhos

Agora que já falamos sobre os principais benefícios das brincadeiras entre pais e filhos, vamos conhecer algumas sugestões de atividades divertidas, educativas e prazerosas para colocar em prática? Mas não custa lembrar: independente da brincadeira escolhida, o que seu filho mais vai apreciar é passar um tempo com você!

Brincadeiras ao ar livre

As brincadeiras feitas ao ar livre são um clássico e ultrapassam gerações – não interessa o ano em que você ou o seu filho tenha nascido! Esconde-esconde, pega-pega, amarelinha, corrida de saco, pular corda e fazer bolhas de sabão são algumas das opções preferidas por crianças de todas as idades.

Entre os principais benefícios que essas atividades oferecem, podemos destacar o estímulo do desenvolvimento físico e corporal: trabalha-se a agilidade, o equilíbrio e a coordenação motora. O pequeno também passa a perceber com mais clareza que ocupa um lugar no espaço e que precisa aprender a usar esse espaço com sabedoria.

Jogos de tabuleiro

Quando a criança já é um pouquinho mais velha, os jogos de tabuleiro fazem toda a diferença em uma tarde divertida entre pai e filho. 

Em diferentes formatos e níveis de dificuldade, os mais famosos você já deve ter visto por aí: Detetive, War, Banco Imobiliário, Jogo da Vida. Para quem prefere algo mais tradicional e que oportuniza o desenvolvimento do raciocínio lógico, xadrez e dama costumam ser sucesso!

Além de promoverem o trabalho em equipe e a cooperação, os jogos de tabuleiro ensinam à criança que é possível competir de modo saudável, valorizando tanto a vitória quanto a derrota. Afinal, sabemos que se frustrar faz parte da vida, mas precisamos desde cedo aprender a dar a volta por cima!

Leia também: Por que montar uma brinquedoteca bacana?

Brincadeiras de faz de conta

Crianças adoram brincar de faz de conta. Interpretar papéis diferentes e encenar atividades cotidianas da vida dos adultos figuram entre as brincadeiras preferidas dos pequenos atores. Que tal se envolver nesse mundo da imaginação?

Um chef prepara as refeições mais deliciosas com a ajuda do seu assistente. Tá um calor danado na praia e só um carrinho de picolé pode salvar o dia. Ih, a geladeira tá vazia e tá na hora de fazer o supermercado da semana. Com os brinquedos de madeira do Ateliê Materno todos esses mundos são possíveis para você e o seu filho!

Atividades artísticas

Um dos jeitos mais legais de passar um tempo com os pequenos e dar asas à imaginação são as atividades artísticas. E tem para todos os gostos e faixas etárias! 

Pintura e desenho são opções que funcionam até com crianças bem pequenas, que aprimoram a coordenação motora fina enquanto utilizam produtos artísticos como o lápis de cor, as canetinhas e o pincel. Para os maiores, os pais podem brincar de modelar com argila (ou mesmo massinha).

Trabalhos manuais e artísticos promovem a criatividade e ampliam o senso estético, além de mostrarem para os pequenos que não há limites quando o assunto é arte. Aos pais cabe o papel de apreciar e admirar cada passo dos filhos, seja aquele desenho de árvore que não parece uma árvore, seja o contorno quase perfeito de um círculo!

Acampamentos e piqueniques

Dá para brincar de acampamento e piquenique faça chuva ou faça sol, basta escolher um parque, o quintal ou dentro de casa. Tudo que envolve novidade e algum planejamento costuma empolgar os pequenos, então deixar eles se envolverem com a preparação da brincadeira faz toda a diferença.

Se for fazer um piquenique, convide seu filho para escolher e preparar os lanchinhos. Esse é um bom momento para ensinar sobre escolhas saudáveis e gostosas e mostrar que tanto o papai quanto a mamãe podem ser bons na cozinha!

Para os acampamentos, uma contação de histórias diverte todos os envolvidos. Pode ser uma história de terror, uma história inventada na hora ou até algum acontecimento divertido e familiar. Aproveitem para bater papo e ficarem ainda mais amigos!

Esportes

O que seria de uma boa lista de brincadeiras para pais e filhos sem os esportes? Futebol, vôlei, natação, basquete ou andar de bicicleta. Tudo vale para correr, pular, chutar e dar muita risada. Movimentar o corpo é um dos jeitos mais fáceis de relaxar e gastar aquela energia acumulada.

Leia também: Como arrumar tempo como casal com filhos

Dicas para tornar as brincadeiras mais divertidas e significativas

Para que essas brincadeiras sejam ainda mais memoráveis e significativas, algumas pequenas dicas podem fazer a diferença. Olha só:

Dar atenção exclusiva às crianças

Entregar-se totalmente ao tempo que vai ser passado com as crianças é fundamental para que os momentos entre pais e filhos sejam bem aproveitados. Então, desconecte-se das telas e deixe para responder as mensagens de trabalho mais tarde. O seu pequeno merece ter a sua atenção exclusiva na hora de brincar!

Respeitar o ritmo e os interesses dos pequenos

Não se esqueça que cada criança é única e possui seus próprios interesses. Prestar atenção ao ritmo e às afinidades de cada uma é o melhor jeito de criar um ambiente acolhedor e confortável.

Evitar a competitividade excessiva e priorizar o espírito de cooperação

Brincadeiras em dupla ou em grupo funcionam como uma oportunidade para ensinar os pequenos sobre competitividade saudável. É normal o desejo que temos em vencer, mas é preciso aprender desde cedo que a vida é feita tanto de vitórias quanto de derrotas.

Assim, ao invés de priorizar as vitórias, que tal mostrar à criança o poder do espírito de cooperação? Uma tarefa feita de forma harmoniosa entre mais de uma pessoa tem mais chances de resultar em momentos de prazer e tranquilidade!

Ser paciente e compreensivo

Da mesma forma que nós, adultos, temos mais facilidade para algumas atividades do que para as outras, as crianças também têm. Na hora das brincadeiras, é importante se mostrar paciente e compreensivo e permitir que os pequenos desfrutem daquele momento ao seu próprio modo.

Criar momentos de celebração e elogio

Aproveite as brincadeiras com seu filho para mostrar como ele é amado por você. Elogiar é uma das formas mais simples e diretas de incentivar as crianças na direção certa. Mostre que você está prestando atenção no aqui e no agora e celebre toda e qualquer pequena conquista.

Aprender brincando: uma lição valiosa para pais e filhos

Brincar com os filhos, além de gostoso, fortalece o relacionamento e serve como um grande aprendizado – não só para a criançada, mas para todos os envolvidos! É brincando que as crianças se desenvolvem e é brincando com as crianças que os adultos aprendem mais sobre seus pequenos exploradores.

Gostou das nossas dicas de brincadeiras para pais e filhos? Então aproveite para visitar o nosso site e conhecer os brinquedos do Ateliê Materno. É hora de fazer da brincadeira um momento de conexão!

Categorias: Brincando que se aprende